Garimpo: churrasco entre espetos e parafusos

A história do ”Espetinho Mais Sabor” começou há 13 anos com a trajetória de luta e determinação de Ana Helena, 50 anos, casada, mãe de três filhos.

Depois de voltar de Parauapebas-PA, sem dinheiro, sem casa, mas com amigos, como conta, emocionada, deu início ao espetinho com um investimento de apenas R$50,00 emprestado de um amigo.

A mãe alugou uma casa para a família de Ana Helena, e os cinqüenta reais renderam um quilo de carne e ingredientes para 15 churrasquinhos, que foram aumentando a cada dia. “O mau das pessoas é o medo de recomeçar a vida, mas qualquer vida, desde que comece com honestidade, é boa”, afirma Helena.

Vendendo churrasquinho na calçada de casa, Helena pagou os cinquenta reais do amigo, o aluguel da casa para a mãe, comprou um imóvel, um carro e montou uma loja de materiais de construção. Fato que tornou o estabelecimento de Ana Helena um lugar interessante: durante o dia é o “Avistão”, loja de materiais para construção; e durante à noite é o “Espetinho Mais Sabor”. Assim, Ana Helena vive entre espetos e parafusos, um empreendimento rentável que ocupa os dois lados da rua.

Hoje, o espetinho tem uma freguesia mista, como descreve a proprietária, são médicos, pastores, padres, carroceiros, amigos, entre outros. Todos recebem o mesmo atendimento. O cardápio é variado. No ”Espetinho Mais Sabor” você pode tomar caldos de frango, gado, camarão e peixe. A maior especialidade é o espetinho, com sete variedades de carnes (gado, frango, porco, peixe, coração, calabresa e medalhão de frango) e oito opções de arroz (cuxá, milho, ervilha, fava, baião de dois, salsicha, cenoura e abóbora). Além dos acompanhamentos (farofa, salada, macaxeira e limão), para beber tem cerveja, sucos e refrigerantes.

Tudo isso pode ser desfrutado de segunda a sábado a partir das 18 horasna Rua Simplício Moreira, entre as Ruas Beta e Castelo Branco, onde você terá uma comida saborosa e um atendimento de qualidade.

“Garimpo” são dicas de lugares para se conhecer em Imperatriz. Sua produção integra as atividades da disciplina de Jornalismo Cultural.