Equipe da unidade básica de saúde mobiliza comunidade com bazar e sorteios voltados à prevenção do câncer de mama.
Por: Gabriel Jordan

Ana Claudia, coordenadora da UBS Vila Lobão em frente ao banner de conscientização da campanha.
O Outubro Rosa ganhou uma forma criativa de mobilização na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Lobão, em Imperatriz. A gerente da unidade, Ana Cláudia, idealizou uma ação voltada a campanha, com participação de enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS). A iniciativa busca estimular a realização de exames preventivos por meio de sorteios e premiações voltadas às moradoras do bairro.
A ideia nasceu após vontade de mudança de Ana entre ações que já existem “essas comemorações que têm palestra, coffee break, quando encerram, geralmente o foco principal não é alcançado e não tem resultado”, destaca. Para solucionar esses entraves a gestora teve a ideia de reunir a equipe de médicos e realizar um bazar de roupas para arrecadar fundos e converter para a campanha do mês de outubro “nós conseguimos levantar quase mil e quinhentos reais só no evento”, revela.
Com a união financeira dos médicos atuantes do posto e o valor levantado no bazar, a coordenadora destinou o valor a um sorteio para mulheres que atualizassem toda a carteira de vacina, que fizessem o preventivo, que atualizarem o cadastro e quem fizesse o check up na UBS; a ganhadora do sorteio levaria a premiação de quinhentos reais. Além disso, enfermeiros e agentes comunitários também levariam uma premiação para quem conseguisse mobilizar mais atendimentos.
Neide Pereira, umas das enfermeiras do posto, registrou pouco mais de duzentos e trinta atendimentos e ela comenta que a iniciativa teve um grande impacto na região “teve muita gente, as meninas [ACS] foram atrás e com muito afinco; foi um desafio que nossa diretora lançou e as mulheres também vinham fazer com vontade de ganhar”. A coordenadora comenta que houve tanta repercussão ao redor, que pessoas de bairros distantes começaram a procurar a unidade para fazer seus procedimentos e concorrer ao prêmio, a coleta era permitida, mas a premiação era restrita apenas para moradoras do bairro.
Para dona Helena Barbosa, de 71 anos, uma das participantes da ação, foi muito importante pois gerou um atrativo para mais pessoas participarem da campanha “eu não estava sabendo, mas quando eu soube, fiquei imaginando que muita gente já devia ter vindo porque é muito bom algo assim”, comenta.
A realização do sorteio será no dia quatro de novembro e conta com mais de 300 participantes, 4 enfermeiras e 4 ACS participantes. Além dos quinhentos reais para uma pessoa da comunidade, os dois profissionais também concorrem a 250 reais por toda a mobilização.