Texto e fotos: Melissa Sophie e Vitória Guajajara
A terceira idade e a inclusão social são foco do Point do Sansão Forró do Bode, espaço criado por Nascimento de Sansão Barroso Carneiro, 55 anos. Além de ser voltado ao público da melhor idade, tem se dedicado a promover a inclusão de diferentes grupos sociais. A festa acontece aos domingos, das 16 às 22 horas e a entrada é gratuita apenas para as mulheres. O local reúne aproximadamente 600 pessoas, dentre elas imperatrizenses e turistas, há quase 13 anos de funcionamento.

Sansão dança com as clientes para garantir que ninguém fique parado na sua casa de forró
Localizada na Avenida Newton Bello, o preço do ingresso para os homens custa R$ 20. Segundo Francisco Oliveira Gonçalves, 53, funcionário da casa, o dono mantém o foco no estilo, mesmo quando há pedidos para alterar o som. Sansão também costuma dançar com as mulheres sem cobrança extra. Além do dono, outros forrozeiros que também são colaboradores dançam com o público e cuidam da divulgação do estabelecimento nas redes sociais. Nenhum deles é contratado ou recebe pagamento, embora, segundo o proprietário, já obtenham renda por meio dessas plataformas. Figuras como Vaca e Baronesa, Woshington, Thamara, Joyce e o jovem Jojó, são alguns dos nomes ativos na pista. A divulgação é orgânica, feita por quem frequenta e valoriza o local.
Sansão aprendeu a dançar sozinho, observando os forrozeiros antigos de imperatriz, como Zé Calango e Manuel Forrozeiro, mas criou os seus próprios passos com base na intuição e na alegria de dançar. O nome Point do Sansão Forró do Bode, veio de sua profissão como açougueiro, com o qual criou os filhos. Quando comprou o espaço, quis chamá-lo de Alto do Bode, mas o pintor da primeira placa sugeriu o atual nome, que acabou virando sua marca registrada.
Mais do que pensar no nome e na música, o proprietário da casa de forró se envolve no bem-estar de quem frequenta. Ele relembra um episódio marcante do início da casa: uma amiga tinha que ir embora por estar menstruada e sem absorvente. Ele providenciou o item na hora e, desde então, os banheiros passaram a disponibilizar absorventes de forma contínua. “Os banheiros são limpinhos, tem papel higiênico, tem absorvente para as mulheres que por ventura venha a menstruar, é isso que torna lá o lugar especial”, afirma Luisa Silva Gomes, dona-de-casa de 64 anos, frequentadora aos domingos.
O espaço oferece pratos regionais como carne de sol, batata frita, caldo e macaxeira. A programação musical inclui majoritariamente forró, além de xote, arrocha e brega tradicional.
O Point conta ainda com um banheiro preferencial, reservado para gestantes, idosos e cadeirantes, garantindo mais conforto e segurança. O acesso é controlado para evitar aglomerações e preservar o espaço. A maior parte do público é adulto, especialmente pessoas da terceira idade, que participam assiduamente. “A alegria deles aqui na casa é o que me contagia em fazer festa e dá a minha sobrevivência”, destaca Sansão.
Link de vídeo do Sansão dançando:
https://www.instagram.com/reel/DDdCTBTNvgV/?igsh=MXdjMzJncXR5NWl0Zw==
Serviço:
O que: Point do Sansão Forró do Bode
Quando: Aos domingos, das 16 às 22 horas
Onde: Av. Newton Bello, 01 – Parque Sumaré, Imperatriz – MA, 65919-050
Entrada: R$ 20 apenas para homens e mulheres não pagam.
Instagram: @pointdosansao