Iniciativa marca uma nova fase de aproximação entre Câmara Municipal e comunidade, com capacitação interna e visitas guiadas de estudantes.
A Câmara Municipal deu início a uma nova etapa de participação social e formação cidadã com a criação da Escola do Legislativo, projeto que passa a oferecer cursos, atividades educativas e ações voltadas tanto aos servidores quanto à sociedade. A iniciativa é inédita na cidade e começou oficialmente com dois movimentos: o primeiro curso interno e a primeira visita escolar organizada pelo programa.

O primeiro curso promovido pela Escola do Legislativo foi o Atendimento 360°, direcionado aos servidores da Câmara. Cerca de 100 funcionários participaram da formação, que abordou temas relacionados ao atendimento ao público e à comunicação no ambiente legislativo. O objetivo, segundo a coordenação do projeto, é padronizar procedimentos, qualificar o serviço e preparar a instituição para receber melhor os cidadãos que procuram o Parlamento.

Além da capacitação interna, a Escola do Legislativo também iniciou suas ações voltadas à comunidade. Alunos da Escola Maria Evangelista de Souza participaram da primeira visita guiada ao prédio da Câmara, conhecendo espaços como a sala da Presidência e o Painel Linha do Tempo e Movimento, que apresenta marcos da história da cidade e do Legislativo municipal. Os estudantes também acompanharam parte da Tribuna Popular, onde puderam observar debates e interações que fazem parte da rotina parlamentar.
Durante a visita, os alunos receberam uma cartilha educativa com informações sobre cidadania, direitos e o papel do Poder Legislativo. A proposta é ampliar o conhecimento dos jovens sobre o funcionamento das instituições públicas e estimular o interesse pela participação social.
As ações inaugurais da Escola do Legislativo incluem a realização de cursos, seminários e momentos de formação que devem ocorrer ao longo do ano, com previsão de envolver outras escolas da cidade e novos grupos de servidores e vereadores.
A implantação da Escola marca um movimento de abertura e aproximação do Parlamento com a comunidade, inserindo Imperatriz no modelo já adotado por outras Câmaras do país, onde unidades de formação legislativa cumprem o papel de difundir conhecimento público e promover educação para a cidadania.