Moradoras do povoado Açaizal grande encontram na mandioca uma fonte de sustento e aumento de renda.
Por: Milisse Marques
No povoado Açaizal Grande, localizado no município de Senador La Rocque, a mandioca se tornou a principal aliada de muitas mulheres que encontraram no descascamento da raiz uma nova forma de fonte de renda. Sentadas em pequenas cadeiras de madeira, em frente a carrada de mandioca recém-colhida, as moradoras dedicam horas do dia ao descascamento e preparo da raiz, que depois será utilizada na produção de farinha e outros derivados. O trabalho, feito de maneira individual ou em pequenos grupos familiares, é a principal fonte de renda de algumas delas.

Moradoras do povoado açaizal grande, em Senador La Rocque, trabalham no preparo da mandioca,atividade que garante sutstento e aumento de renda para suas famílias.
Trabalho complementar exige esforço e longas jornadas
Embora não seja uma atividade diária, o trabalho feito por muitas moradoras da região exige dedicação intensa. “É ficar sentada muitas horas, é muito cansativo”, relata uma das trabalhadoras. Segundo ela, a rotina começa cedo: “Eu saiu quatro haras da manhã de casa, mas as outras tem vezes que chegam à casa de forno uma e meia da manhã.”
A atividade, apesar de não acontecer todos os dias, representa uma importante fonte extra de renda para a família. “É só um complemento para minha renda mesmo”, explicar. Mesmo assim, o esforça físico e o desgaste das longas horas de serviço mostram que, para complementar o orçamento, muitos precisam enfrentar jornadas pesadas.

Em uma rotina de trabalho marcada pela habilidade
Para essas mulheres, mandioca representa independência e segurança financeira. Muitas passaram a investir na atividade como uma alternativa de trabalho de da falta de oportunidades formais no campo. Com dedicação e esforço diário, elas transformam a produção artesanal em uma forma digna e estável de sustento.
A rotina no Açaizal revela a força e a determinação de mulheres que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas na zona rural, têm encontrado na mandioca uma forma de aumento na renda de suas famílias. A atividade contribui diretamente para a economia local e reforça a importância da agricultura familiar no povoado.
Além de contribuir diretamente para a economia local, a atividade reforça o papel essencial da agricultura familiar no município de Senador La Rocque. Em um contexto onde a mandioca segue como um dos alimentos mais tradicionais e simbólicos do Maranhão, para as moradoras do Açaizal ela representa muito mais: é esperança, autonomia, identidade cultural e uma maneira concreta de construir um futuro melhor.