Festival Metal Blood retorna e reacende a cena do metal na cidade

Após quase dez anos de inatividade, o evento ressurge em edição especial de Dia dos Mortos, reativando a plataforma de apoio regional para bandas locais e de cidades vizinhas.

Por: Laécio Rodrigues

O som do metal voltou a estremecer as estruturas de Imperatriz e o underground ganhou um novo impulso neste 1º de novembro. Em uma noite dedicada ao Dia dos Mortos, o festival Metal Blood ressurgiu na Subsede dos Abutres, após um hiato de quase dez anos. O evento deu destaque às bandas Tetris (participação especial), Mortos, Lua de Júpiter e à banda paraense Cérebro de Galinha, que tocou pela primeira vez na cidade.

Com uma proposta clara de reativar a plataforma de fomento para a cena regional de metal, o show, produzido pela Metal Chaos Produtora, também marcou o início das celebrações dos 25 anos da banda Mortos e serviu como aquecimento para o próximo grande festival da região.

André Cavaignac, vocalista da banda Mortos e um dos organizadores, explicou que a volta do Metal Blood é um reflexo direto do retorno do Metal Chaos, festival que movimenta a cena local desde 2005. Segundo André, a proposta do Metal Blood sempre foi ser um espaço vital para bandas locais e regionais:

“Nessa volta do Metal Chaos, naturalmente, o Metal Blood também voltou. E já com essa ideia maior, já de trazer bandas de impacto regional. Fazer esse link com as cidades que estão se movimentando em um raio de 300, 400 quilômetros. Cena regional do interior, que é o que a gente representa, o que a gente defende: independência da cena, movimentação, sustentabilidade da cena.” explica André

Banda Morttos no Metal Blood, evento resurge depois de um hiato em uma note especial. (foto: Laécio Rodrigues)

Estreia Paraense

O line-up desta edição especial contou com a estreia aguardada da banda hardcore/crossover Cérebro de Galinha, de Marabá (PA). A vinda do grupo atendeu a pedidos do público de Imperatriz e concretizou o desejo da produtora de fortalecer os laços com cidades próximas.

Para os membros do Cérebro de Galinha, tocar em Imperatriz foi um marco. Cego (Vocalista) e Mort (Guitarrista) expressaram grande satisfação com a recepção do público local, misto de metal, punk e heavy metal. “Mano, galera mó receptiva e tal… Sempre é bom estar conhecendo gente nova, movimento e tal. Tem punk aqui também, tem metaleiro, tem gente estranha. Tá bom, tá bacana demais”, celebrou Cego.

O guitarrista Mort também viu no evento o potencial para a criação de um intercâmbio musical, manifestando o desejo de levar bandas de Imperatriz para Marabá. “Cheguei aqui, vi a galera meio assim, mas quando começamos a tocar a galera se soltou. Foi massa pra caralho. Espero tocar mais vezes. E que alguma banda daqui a gente consiga fazer a conexão e levar pra Marabá”, disse.

Questionado sobre a vitalidade do underground local, Cego defendeu a resiliência do gênero. Ele observou que, mesmo após períodos de enfraquecimento, o surgimento de novos talentos mantém o movimento vivo: “Aí do nada aparece um monte de guri de 16 anos, 18 anos, fazendo a cena de novo, tá ligado? É por isso que o rock nunca morre, o punk nunca morre, o metal nunca vai morrer, velho.”

Pela primeira vez na cidade, banda Cérebro de Galinha se apresenta no festival. (foto: Laécio Rodrigues)

O futuro dos eventos

André Cavaignac garantiu que a rotina de eventos agora é permanente. “A decisão é realmente continuar com o Metal Blood, sem dúvida, agora não para mais” prometeu André Cavaignac. O objetivo é manter a constância para motivar bandas e público “Quando o público sabe que vai ter, o público se prepara. Quando as bandas sabem que vai ter chance de tocar, as bandas ensaiam, se preparam. E a ideia é que isso continue acontecendo para que todo mundo se motive e a coisa seja cada vez maior”

A próxima grande data já está marcada. O Metal Chaos, será a 32º edição do evento e acontecerá no sábado, dia 22 de novembro, no mesmo local (Subsede dos Abutres). O line-up reunirá as forças do Pará e Maranhão, com as bandas Warpath Thrash (Thrash Metal-PA) e Bleed Chapter Metal (Stoner Metal-PA), ao lado das bandas locais Mortos (Death Metal-MA) e Dracula Overdrive (Shock Rock-MA). Mais informações estão disponiveis no Instagram do festival @metalchaosfestival e os ingressos para o Metal Chaos já estão disponíveis para compra na plataforma UTICKET. [comprar ingresso]

Line-up do Metal Chaos Festival, que está de volta depois de dez anos em hiato (imagem: @metalchaosfestival)