Festival de Cinema Negro acontecerá no Teatro Ferreira Gullar

Reprodução:CEIRI/UREI

Por: Wanessa Natali

 

O festival do projeto de cinema negro “ curta imagem negra— procine/ 2023 acontece no dia (27) de outubro de 2023, no teatro Ferreira Gullar. Tendo participações dos alunos do 1º ,2º e 3º ano do Ensino Médio. prêmios com aparelhos tecnológicos, uma bolsa no curso de inglês e um certificado de participação, e um troféu 

Na 10ª edição a temática de mulheres em cena: a nossa voz é liberdade, caracteriza a iniciativa da presença feminina  que quer ganhar espaço na cidade de Imperatriz. O festival se tornou tradição pela cultura, educação e pela igualdade racial. 

Os objetivos dessa edição são simplesmente ousados e vão além de um simples festival, o intuito maior é intensificar a leitura crítica, empoderar os estudantes por meio da tecnologia educacional e da linguagem fílmica, acima de tudo é chamar o protagonista femenino com destaque nas mulheres negras e indígenas isso tudo volta os olhares para chamar atenção ao combate de violência contra mulheres em todos os sentidos.

A estudante Renária Gonçalves, que estuda no centro de ensino a caminho do futuro, diz que é a primeira vez que participa do evento, diz que a expectativa é que esse projeto possa mostrar algumas realidades que as pessoas fogem não vê. ela enfatiza a fala que o diretor que foi até sua escola, ele disse: “ dar voz a mulher” a estudante acha  bastante interessante mostrar a realidade.

O projeto amplia vozes de estudantes, mas também envolve o núcleo de professores que estão na frente em empenho para conseguir os objetivos. com os curta-metragem que tem a duração entre 2 a 10 minutos, esse primeiro passo permite que os alunos descobrem a sua própria criatividade individual, e figura de protagonismo da mulherada no meio da ciência, tecnologia, arte e literatura. 

As inscrições foram prolongadas para até o dia (25) de outubro de 2023, até às 18h, essa prorrogação foi motivada a solicitação de professores e estudantes, diante de outras demandas. 

Confira abaixo outras informações básicas:

Quantidade de filmes: 2 filmes por escola

formato do filme: paisagem ( celular na horizontal)

Categoria: Ensino Médio

Votação popular ( virtual instagram da CEIRI)