Feirinha da Prefs fortalece microempreendedorismo em Imperatriz

Com produtos artesanais e atrações musicais, o evento não só impulsiona as vendas como fortalece redes de apoio, fideliza clientes e oferece capacitação por meio de cursos realizados em parceria com o Sebrae.

Por: Luiza Cruz

   A Feirinha da Prefs, promovida pela Prefeitura de Imperatriz, tem sido um lugar onde microempreendedores encontram oportunidade, visibilidade e apoio para crescer. O evento se consolida como um ponto de encontro entre a comunidade e os pequenos negócios locais.

   Andreína da Silva Barbosa, 25 anos, estreou na feira com entusiasmo e uma mesa recheada de doces. “Trouxe brigadeiro de colher, coxinha de morango, brownie e copo da felicidade. Estou com muita expectativa, quero atrair clientes e divulgar meu delivery”, contou. A vendedora vê na feira uma chance de expandir sua rede de clientes e conquistar encomendas para festas e eventos. Ela comentou que o curso oferecido pela SEBRAE, que aborda temas como higiene, segurança, montagem de barraca e atendimento ao cliente, é muito útil para ajudar a se portar perante o público.

   A Francineide de Machade, 36 anos, já é veterano nas feirinhas. Ela participa regularmente dos eventos, inclusive dos projetos da SEBRAE voltados à agricultura familiar. “A feira ajuda muito nas vendas e no reconhecimento. A agricultura familiar está sendo valorizada graças a esses espaços”, afirmou.

   Ela participou de dois cursos de capacitação, incluindo um com nutricionista sobre conservação de alimentos. “Aprendemos como armazenar os produtos corretamente, o que é essencial para manter a qualidade.” Francineide também elogia o apoio da Prefeitura e do projeto Johnson, que acompanha os empreendedores. “A evolução vem aos poucos, mas estamos sendo acompanhados.”. Segundo ela, a fidelização dos clientes é um dos maiores ganhos. “Tem gente que já vem direto procurar nossos produtos, como beiju e temperos caseiros. O público reconhece e valoriza.”

   A técnica de enfermagem, Silvana Lima, 51 anos, encontrou na produção de geleias naturais uma nova vocação. “Meu produto é 100% natural, sem açúcar, sem conservantes, voltado para pessoas com diabetes e intolerância à lactose. Produzo tudo aqui em Imperatriz”, explicou. Recém-chegada ao ramo, Silvana já percebe os frutos da participação na feira. “A população tem conhecido meu produto, procurado e comprado. As feiras têm sido de grande valia para mim.”.

   Silvana acredita que a feira poderia acontecer com mais frequência em locais estratégicos. “A Beira Rio é um ponto turístico, onde muitas famílias passam. Estar lá mais vezes seria ótimo para todos nós”.