Feira cidadã promove artesanato em Imperatriz até sábado

Por: Wanessa Oliveira

 

 

A feira cidadã com artesãos acontece até sábado (19), das 8h às 18h, na Praça de Fátima.  Teve como organizador a prefeitura de Imperatriz e conta com o apoio da Associação de Artesãos de Imperatriz- Assari. A ação contribui com emprego e geração de renda para que os empreendedores vendam seus produtos. A associação possui 302 artesãos cadastrados.

Imperatriz é uma das cinco cidades do Brasil, onde a própria população consome a produção do artesanato. Podem encontrar na feira, produtos como crochê, bonecas de pano, cerâmica, artes feitas e esculpidas na madeira, biscuit, laços, artesanato de pintura em tecidos e telas, chaveiros, entre outros. 

O artesanato é terapia, fonte de renda, mudança de vida e empoderamento. A presidente da Saari, Simone Fonseca, 56 anos, explica que o objetivo da feira é dar oportunidade aos artesãos que não estão no centro de artesanato, além dos artesãos que gostam de estar na feira, mas a prioridade é para quem não tem a loja no centro. 

“É uma forma de incentivar a produção e eles darem vazão, desde um lacinho de cabelo, até uma peça mais elaborada como crochê e uma peça de madeira, tem uns que chegam a faturar 6 mil reais em uma feira”, afirma a presidente.

 

 

Para Rosa Albertina da Silva, 47 anos, artesã e costureira, a importância da feira é a divulgação, aprendizado, companheirismo e oportunidade. “É um meio para todas nós termos uma renda extra, e minha expectativa é uma boa venda”. diz. Já para a artesã, Francisca Costa Bandeira, 46 anos, é relevante pois muitas pessoas conhecem seus produtos. “São peças que fazemos com nossas próprias mãos, com amor, carinho e dedicação”, comenta.

“Essas feiras são importantes tanto para a cidade de Imperatriz, quanto para os artesãos, primeiro porque gera renda, gira a economia e os artesãos vendem seus produtos. É uma categoria profissional muito forte e de muita inclusão”, conclui Simone.

As barracas são padronizadas e disponibilizadas aos artesãos, e tem como intenção passar credibilidade para a imagem da feira, além de atrair clientes e despertar olhares e interesses de vários públicos para o local.

Para mais informações, o Centro de Artesanato de Imperatriz fica localizado na Rua Urbano Santos, próximo à Praça da Cultura.