Fechamento de MEIs cresce após pandemia

Por Jakeline Bernardo e Renara Lima

Fechamento de MEIs (Micro Empreendedor Individual) tem alta no pós pandemia. De acordo com dados do Sebrae, em 2021 o comércio de roupas e acessórios foi a categoria com mais registros de fechamento de MEIs, cerca de 71.640 com alta de 32% em relação ao ano de 2020. Outros serviços como: cabeleireiro, manicure, delivery e lanchonetes também aparecem na lista.

Para a vendedora Sandra Conceição, que abriu um pequeno negócio de roupas pouco antes da pandemia, voltar ao trabalho CLT foi a melhor opção. “Depois que a pandemia passou as coisas ficaram mais fracas, já estavam ruins na pandemia de qualquer forma, mas pensei que iriam melhorar.” Sandra contou que não tinha muitas opções, e que voltar ao trabalho de carteira assinada lhe garantia mais segurança financeira e a certeza de uma renda fixa todo mês.

Ainda de acordo com dados do Sebrae, no período de pandemia o número de brasileiros que estão empreendendo por necessidade aumentou e trabalhadores que perderam o emprego precisaram recorrer a outros meios para garantir o sustento familiar. Dessa forma, com o fim da pandemia a demanda por serviços autônomos diminuiu, enquanto o mercado de trabalho volta a operar normalmente disponibilizando vagas de emprego de maneira regular, com serviços que tiveram demandas anteriormente.

Apesar da alta no fechamento de MEIs, muitos microempreendedores não puderam recorrer a outros meios por dificuldades, com os negócios sendo a única fonte de renda. É o caso de Vanda Oliveira, artesã de artigos para unhas que encontra desafios no pós pandemia. “Não é fácil viver na incerteza, porque quando se é MEI nada nunca é garantido, não temos acessos a direitos que uma pessoa com carteira assinada teria, mas quando se sabe fazer apenas isso, as escolhas ficam nulas.” contou Vanda Oliveira.

Foto: Vanda Oliveira
Foto: Vanda Oliveira

Vanda Oliveira acrescenta que a situação na pandemia não foi favorável, pois afetava diretamente a produção dos produtos. “Apesar das dificuldades que enfrentei nesse período conturbado, acredito que a situação atual está melhor do que era, e as dificuldades me ajudam a melhorar ainda mais meu trabalho.”

Apesar das dificuldades, desistir não é uma opção para eles. Seja por continuar com seu negócio ou procurar uma carteira assinada, a busca pela renda e o sustento familiar continua mais forte que nunca. Um passo após o outro para superar as dificuldades nesse período conturbado da nossa economia é essencial. 

 

Confira o trabalho de Vanda Oliveira através do instagram: @tok_fashion_adesivos_