Falta de saneamento básico na Praça de Fátima afeta população e comerciantes

Pessoas utilizam placa de lanchonete como porta para usar o banheiro – Créditos: Cayro Yuri

 

 

A Praça de Fátima é considerada um cartão postal na cidade de Imperatriz. Localizada à frente da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, o espaço situa-se no centro da cidade, onde tem um grande fluxo de pessoas. O local é ocupado por empreendedores, fiéis, moradores de rua, taxistas e vendedores ambulantes. Apesar de ser um ponto de socialização, o espaço não possui saneamento básico e isso tem prejudicado o público e as vendas locais.

 

Segundo Neurivaldo Abreu Silva, funcionário de uma lanchonete da Praça de Fátima, a falta de saneamento básico atrapalha as atividades comerciais, pois afasta os clientes. ”A gente tem o espaço do banheiro público, mas não tem estrutura. Nem porta a gente tem pra poder utilizar. Muitos clientes acabam não utilizando as mesas que ficam no fundo por causa do odor que vem do banheiro”, afirma.

 

O funcionário diz que quem trabalha na praça também não usa o banheiro do local pela falta de higiene e por medo de contrair doenças. “Eu geralmente saio da lanchonete e uso os banheiros aqui de perto, do Paraíba ou do GV porque eu não tenho coragem de entrar no que tem aqui”, conta. 

 

Neurivaldo acrescenta, ainda, que o dono do estabelecimento onde ele trabalha já fez reformas no ambiente, mas durou pouco tempo. “Os donos das lanchonetes daqui não fazem manutenção porque é um espaço público e os banheiros são frequentados por moradores de rua e eles quebram, utilizam de qualquer jeito e não tem zelo”.

Sanitários estão há muitos anos em péssimo estado de conservação e de limpeza – Créditos: Cayro Yuri

 

O saneamento básico é fundamental para diminuir diversos problemas, principalmente os índices de diversas doenças, uma vez que um ambiente sujo e sem o devido tratamento pode conter uma grande quantidade de organismos causadores de enfermidades e ajudar na proliferação de vetores.

 

“A praça é de responsabilidade da igreja, faz parte do terreno da igreja, portanto é considerada uma propriedade particular. Por esse motivo o município não pode fazer nenhuma intervenção na questão do saneamento, já que legalmente não há justificativa que permita a prefeitura de empenhar verba em uma propriedade particular”, comunica a Prefeitura de Imperatriz. O órgão municipal diz que a limpeza da praça é realizada diariamente por ser um espaço aberto, mas não pode fazer nada em relação à falta de saneamento. 

 

O secretário da igreja, Jhon Martins, de 27 anos, conta que Praça de Fátima é propriedade da Igreja somente na teoria. “A praça em si é da igreja, só que teve um convênio há muito tempo atrás com a prefeitura e ficou praticamente pública. Pública entre aspas porque a igreja em si, de uns quatro a cinco anos atrás, não tem mais autonomia de nada”, relata. 

 

Ele também acredita que quem deveria se responsabilizar pela manutenção dos banheiros e estrutura do lugar seria os comerciantes. “Como eles vendem alimentação, põem as mesas deles, eles tinham que ser responsáveis, mas os banheiros estão todos deteriorados”, diz o secretário.