Falta de fiscalização transforma trânsito do Bom Sucesso em cenário de desordem

Por Rita Maria

A ausência de fiscalização por parte do órgão responsável tem contribuído para a desorganização do trânsito no bairro Bom Sucesso, em Imperatriz. Na Rua Dom Evaristo, nas proximidades da lotérica, um dos principais pontos de circulação da região é comum flagrar motoristas desrespeitando a sinalização.

Nos horários de maior movimento, o problema se agrava. Mesmo com placas de “Proibido Estacionar” instaladas e visíveis, muitos condutores insistem em parar seus veículos de forma irregular, bloqueando trechos da via e prejudicando a fluidez do tráfego.

Moradores que não quiseram se identificar relatam que a situação é resultado da falta de presença de agentes de trânsito no local, responsáveis por orientar os motoristas e aplicar as penalidades necessárias. Enquanto não há uma fiscalização efetiva, o desrespeito às normas continua comprometendo a segurança e a mobilidade no bairro.

O coordenador da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETRAN), Hodislan Maciel de Sousa, de 41 anos, reconhece a dificuldade em manter uma fiscalização constante em todas as áreas da cidade. Segundo ele, o órgão não dispõe de efetivo suficiente para atender simultaneamente o centro e os bairros.

“A fiscalização é feita, principalmente quando há reclamações da população. Temos uma equipe responsável pela fiscalização de rua, de trânsito e pelo patrulhamento viário, que atua em locais onde o estacionamento é proibido. Condutores que insistem em estacionar nesses pontos, prejudicando a circulação e aumentando o risco de acidentes, podem ter seus veículos apreendidos”, explicou Maciel.

O coordenador acrescentou que há equipes que circulam pelos bairros, ainda que com menor frequência.“Não é com a mesma intensidade em todos os locais, mas a fiscalização existe”, afirmou. Finalizou a entrevista, dizendo que já esteve com a sua equipe no cruzamento da Avenida Industrial com a rua Dom Evaristo, vendo a possibilidade de implantar um semáforo no local, com o intuito de melhorar o tráfego de veículos e pedestres.