Falta de doações e de voluntários afeta projeto que alimenta animais de rua em Montes Altos

O projeto AlimentaCÃO atua desde de 2019 na cidade de Montes Altos – MA e tem como objetivo oferecer uma condição de vida mais digna aos animais que vivem em situação de rua. A ideia partiu da estudante de administração Ana Júlia Gomes, 23, e consiste na implantação de comedouros feitos com tubos de PVC em pontos estratégicos da cidade.

Ana Júlia conta que a decisão de executar o projeto no município surgiu da necessidade de minimizar o sofrimento pelo qual muitos animais passam, não só os de rua. “Nós decidimos implementar a ideia aqui, porque percebemos que existiam alguns animais de rua na cidade, além de mesmo muitos animais tendo dono não tinham alimentação adequada por a família ser de baixa renda e também deixarem seus animais o dia na rua”.

A estudante destaca que o projeto enfrenta alguns obstáculos, pelo fato de não possuir patrocinadores ou investimentos externos e sobreviver somente do trabalho voluntário e de doações. Ela revela também que a falta de voluntários fixos dificulta a manutenção dos comedouros. Outro problema é a carência de contribuições, “A falta de doações também é uma dificuldade, apesar de recebermos algumas doações, ainda não é suficiente. Então acaba que compramos a ração com nosso próprio dinheiro”. Atualmente o projeto conta com apenas quatro voluntários fixos e dois comedouros distribuídos pela cidade.

A acadêmica de medicina veterinária, Jacyelly Brandão, 18, é voluntária do AlimentaCÃO e relata o que a levou a participar do projeto. “O que me motivou a ser voluntária foi a vontade de ajudar os animais, visto que na cidade a população de animais de rua é grande e não há nenhuma organização que os ampare de alguma forma”. Além disso, ela destaca que uma iniciativa como essa é importante para a população que pode exercer o voluntariado e contribuir para a solução de um problema socioambiental como é o caso do abandono de animais.

O AlimentaCÃO está presente também no Instagram (@projetoalimentacaoma) e no Facebook (Projeto AlimentaCÃO). Nas redes sociais são divulgados posts informativos sobre cuidados animais e informações do projeto.