Falta de acessibilidade em espaços públicos de comércio em imperatriz causa revolta em cadeirantes

Fabiana Viana

Imperatriz é a segunda maior cidade do estado do Maranhão e não tem acessibilidade para pessoas com deficiência física ou com dificuldade de locomoção. 

Imperatriz é conhecida pela grande movimentação no espaço público de comércio, o famoso “calçadão”, porém os cadeirantes tem uma grande dificuldade para ter acesso a alguns estabelecimentos. 

Se antes o problema era apenas as calçadas que não tinham um padrão, hoje é o acesso a algumas lojas, pelo fato da padronização feita pelo Governo Estadual deixou algumas calçadas de lojas muito altas e sem rampas de acesso. 

Dierlane de Carvalho Vasconcelos, é assistente social do Hospital Municipal de Imperatriz e é cadeirante,  conta que as dificuldades que ela encontra nas ruas são inúmeras, quando ela precisa comprar alguma coisa tem muita dificuldade,  pois tem muitos estabelecimentos no calçadão que não possuem rampas e quando tem a vaga está ocupada por carros. 

Foto: Aline Xavier

“Uma experiência triste que eu tive foi na loja da Cinderela, eu gosto muito de comprar lá, em um certo dia uma mulher estacionou em frente a rampa que dá acesso a loja, eu fiquei trancada lá dentro sem ter como sair da loja, quando ela veio eu reclamei para ela. No dia seguinte eu precisei ir novamente nessa mesma loja e essa mesma pessoa estava estacionado em frente a mesma rampa. Quando eu vi ela com o carro estacionado pela segunda vez em frente a rampa, foi o jeito eu chamar a Setran, que veio e multou o carro dela e nunca mais ela estacionou na rampa”.

Falamos com a dona de uma loja que não quis ser identificada, perguntando sobre a loja dela não ter rampas para cadeirantes, ela disse que o “ ponto não era dela que era alugado, mas que já havia pedido para o dono providenciasse uma”. 

A liberdade de locomoção é um direito  primordial segundo a lei Art. 244. A lei disporá sobre a adaptação dos logradouros, dos edifícios de uso público e dos veículos de transporte coletivo atualmente existentes a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência, conforme disposto no art. 227, §2º.

Confira no link abaixo o guia de Orientação sobre o direito à acessibilidade produzido pelo Ministério Público. 

https://www.cnmp.mp.br/portal/images/stories/Destaques/Publicacoes/Acessibilidade/Guia_Orienta%C3%A7ao_Acessibilidade_2014_Rebecca__2.pdf_Atualizado_26_03_14_Workshop_2014.pdf