Falta cerca de 6 mil eleitores para Imperatriz ter segundo turno

Por Paulo Rayan

Imperatriz está próxima de alcançar a marca de 200 mil eleitores e com isso ter nas próximas eleições a possibilidade de realização de segundo turno para escolha do próximo prefeito do município. O juiz Delvan Tavares, coordena a campanha na cidade e informou que falta um pouco mais de 6 mil eleitores para atingir os 200 mil necessários para ter segundo turno.

De acordo com a assessoria do Tribunal, os organizadores acreditam que será possível alcançar os 200 mil eleitores até o dia 8 de maio, data limite de acordo com as regras eleitorais, devido principalmente a adesão de toda a sociedade de Imperatriz, de vários órgãos públicos, classe política, associação comercial, sindicato rural e a imprensa.

( Alunos emitindo e renovando o título de eleitor. Foto: Arquivo pessoal )

Para os próximos dias, a campanha será intensificada com instalações de novos postos de atendimento e com um trabalho específico voltado aos jovens. Além disso, para incentivar a regularização do documento eleitoral, a campanha está quitando todas as multas e débitos existentes no histórico do eleitor e, através dos meios de comunicação, está conscientizando sobre a importância de atingir a meta, introduzindo a campanha nas escolas, onde há mais eleitores emitindo títulos pela primeira vez.

( Ponto de atendimento da Justiça Eleitoral na Beira Rio em Imperatriz: Foto Arquivo pessoal )

O incentivo à regularização do título de eleitor e a expectativa de atingir os 200 mil eleitores em Imperatriz traz consigo a promessa de mais representatividade nas eleições municipais. Com um número maior de votantes, a diversidade de opiniões e interesses tende a ser melhor refletida nas urnas. “Através desses novos eleitores teremos o poder de eleger com consciência. Eleger um representante correto para nossa cidade”, relata Emily Christine Silva Brito, 19 anos, funcionária pública da secretaria estadual de indústria e comércio (SEINC).

Segundo turno

O segundo turno é uma fase necessária do sistema eleitoral brasileiro para eleições do executivo em que nenhum candidato conquista mais de 50% dos votos válidos. Esse processo é apenas para cargos de presidente, governador(a) e prefeito(a) em cidades com mais de 200 mil eleitores.