Expediente bancário: confira os horários de funcionamento dos bancos nas últimas semanas do ano

Por Julie Paz Sá

No dia 19/12, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou as datas de funcionamento das agências e serviços bancários durante as vésperas e dias de feriado de Natal e na virada do ano.

Em 2022, as festividades de natal e ano novo acontecem no final de semana. Por isso é importante ficar atento aos horários de expediente nas agências bancárias afim de planejar as últimas transações bancárias do ano.

Segundo Cássio Valdenor, diretor do Sindicato dos Bancários do Maranhão – Regional Imperatriz, os horários de atendimento não sofrem grandes alterações desde as mudanças implementadas em decorrência da COVID-19. ‘’Dia 23, esta sexta feira, funcionará em horário normal. Já no dia 30, o expediente será apenas interno, sem atendimento ao público’’.

É importante ressaltar que pagamentos realizados no sistema online, com vencimentos nos dias 24 e 25, poderão ser agendados e pagos sem acrescimento de juros no primeiro dia útil seguinte, como explica Cássio: ”Com relação a qualquer tipo de pagamento, boletos e contas  de água e energia, por exemplo, inclusive no dia 30 em que as agências não terão expediente, a regra que vale é essa, o vencimento é automaticamente modificado para o próximo dia útil”.

Confira as datas:

  • Dia 23/12 (sexta-feira): o expediente será normal tanto para atendimento ao público como para operações.
  • Em 30/12 (sexta-feira), haverá expediente interno e as agências bancárias não abrem para atendimento ao público.
  • 02/01, (segunda-feira) primeiro dia útil de 2023, atendimento normal nas agências bancárias.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece que durante os feriados, a população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento para realizar transações online em dispositivos móveis sem interrupção no funcionamento, além das seguintes alternativas:  caixas eletrônicos, internet banking e telefone através das Centrais de Atendimento.

Pagamentos e transações feitas em bancos digitais, como ficam?

A Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), responsável por realizar a compensação e liquidação de Transferência Eletrônica Disponível (TED), também funcionará em horário diferenciado no fim do ano. Os bancos digitais costumam avisar seus usuários sobre os horários de funcionamento através de notificações push ou SMS, fique atento.