Estudantes imperatrizenses recebem prêmio de primeiro lugar no MECA Brasil 2023

Concurso realizado entre cursos superiores e técnicos

Por: Sarah Rocha

Três alunos do Centro de Educação Profissional e Tecnológico de Imperatriz ganham o primeiro lugar na categoria ensino técnico no MECA 2023 na cidade de São Paulo. O tema escolhido esse ano foi “Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil”.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos Alan Rodrigues, João Vitor Moreira da Silva e Luis Gustavo Pereira Barros, sob orientação de Oberdan da Conceição Costa com o tema: “Aplicação de IoT em um sistema de manufatura automatizado para indústria 4.0”, ou seja, a internet das coisas.

O estudante João Vitor Moreira relata o projeto e quais foram os comandos utilizados. “O projeto em si era uma esteira manufaturada. Nós podíamos controlar nossa esteira, monitorar a produção em tempo real por uma plataforma online e fazer alguns comandos”.

A Mitsubishi Electric promove mundialmente a competição educacional MECA (Mission, Execution, Communication & Achievement) Brasil, que envolve instituições de ensino superior e técnico nas áreas de Engenharia, Automação Industrial e afins. Nessa competição, equipes de estudantes participam desenvolvendo projetos com aplicações criativas e inovadoras, utilizando os produtos da empresa em seus projetos.

O projeto incentiva os alunos a buscarem conhecimentos. “Ganhamos um estágio de 3 meses na Mitsubishi Elétrica em Barueri, São Paulo, a partir de 2024. Viemos aqui e estamos levando o troféu para casa”, relata João Vitor.

Os vencedores de cada categoria recebem um robô industrial, que é doado à instituição de ensino, e os alunos ganham notebooks, além da oportunidade de estagiar na Mitsubishi Electric. A seleção dos vencedores considera critérios como criatividade e inovação dos projetos, facilidade de operação, viabilidade e a didática utilizada na apresentação de cada equipe.