Aplicativo desenvolvido por estudantes monitoria nível do Rio Tocantins e clima em Imperatriz-MA

App apresenta espaço para acionamento da Defesa Civil.

Por: Sarah Rocha

Cinco estudantes da Escola Municipal Tiradentes II desenvolveram o aplicativo “AlertaITZ” com o objetivo de monitorar o nível do Rio Tocantins e a temperatura da cidade. O aplicativo foi desenvolvido com o auxílio do professor de Matemática, durante suas aulas. Está disponível para download através do Play Store para sistemas Android e IOS.

“Mais um projeto de excelência das nossas escolas, de bastante utilidade para a população da cidade. Nossos adolescentes estão no caminho certo nas pesquisas”, destaca José Antônio Pereira, Secretário de Educação. O aplicativo evita transtornos para os ribeirinhos no período de enchentes na cidade.

O AlertaITZ possui recurso que permite que os usuários estabeleçam contato com a Defesa Civil para receber alertas sobre nível do Rio Tocantins. O projeto iniciou com desenhos de telas, botões e layout, depois fizeram programação no Software pela ferramenta “Flutter”.

O estudante Jonas Ferreira ressalta que o aplicativo surgiu para orientar os ribeirinhos sobre a realidade do volume do Rio Tocantins.  “Todos os anos lidamos com a cheia do rio, com o app é possível acompanhar o nível e verificar em tempo real quais medidas devem ser acionadas diante das situações de alagamento”, relata.

O projeto resultou em um local que possui informações sobre o clima, temperatura atual, umidade, vento, sensação térmica, probabilidade de chuva, nível do rio e como e quando acionar a Defesa Civil.