Primeiro time feminino de futebol americano é formado em Imperatriz

Texto e fotos de Brenda Delmira Sousa de Andrade

Primeiro time feminino de Flag Football, modalidade do futebol americano, é formado em Imperatriz. Idealizado pelo treinador Tayã Santana, o interesse das meninas pelo esporte, fez com que o técnico se inspira-se em times já formados, como o da cidade de São Luís – MA e Palmas – TO, e concretiza-se a ideia em março deste ano.

Conforme o interesse das mulheres foi surgindo, o idealizador passou a acrescentá-las nos treinos masculinos. Santana conta que começou com apenas uma e pouco tempo depois já tinha três, com isso a ideia da equipe foi amadurecendo. “Inicialmente, o projeto havia sido suspenso por desistência das antigas atletas, devido a motivos pessoais, mas agora retomamos os treinos”, explica o idealizador, técnico geral, diretor e jogador Tayã Santana.

A primeira menina do time chegouhá um ano e meio e atualmente o Imperatriz Riversides conta com nove garotas. Os treinos acontecem duas vezes por semana no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, sendo sábado às 16h30 o treino geral e domingo às 8 horas o treino feminino.

Time feminino de futebol americano

Qualquer pessoa que esteja interessada na modalidade pode participar dos treinos. Para isso, o técnico pede para que a pessoa compareça ao treino usando roupas leves e tenha cuidado com a hidratação, pois os materiais sãodisponibilizados pela equipe. “Se você está sem se exercitar, pode iniciar aos poucos até o corpo se adaptar”, comenta a atleta Ana Flavia Santana Duarte, que pratica o esporte há dois meses.

Imperatriz Riversides

O time geral começou intitulado como Imperatriz Dragons, que traduzido do inglês significa dragões, e já chegou a disputar um jogo com essa nomeação. Mas a equipe percebeu a necessidade de mudar a nomenclatura, pois acreditava que essa titulação não tinha significância para o time ou para a cidade.

Desse modo, por fazer parte da cultura do futebol americano que a titulação tenha primeiro o nome da cidade e segundo o nome de algo que represente a equipe, os atletas renomearam a equipe para Imperatriz Riversides, que quer dizer “ribeirinhos”. Esse título tem grande importância na história da equipe, pois ao mesmo tempo que homenageia a Beira Rio, o primeiro local de treino do time, representa também a cidade, em função de se tratar do principal cartão postal de Imperatriz.

Devido à grande importância que esse título possui, tanto o time feminino quanto o masculino são intitulados dessa maneira, já que as equipes pertencem a uma franquia com a mesma direção e corpo de coachs. “Como já existe a masculina e eles nos apoiam muito, acredito que seja uma forma interessante de divulgar ambos os times”, pontua a atleta Jociele de Araújo Silva, que retornou aos treinos há dois meses.

 

Conheça o Flag Football

O Flag Football, é uma modalidade do futebol americano que possui menos contato e traz mais agilidade ao jogo, trata – se de uma versão adaptada e muito utilizada nos Estados Unidos para introduzir a prática nas escolas. As principais regras do flag são similares às do futebol americano, porém em vez de derrubar o jogador que está em posse da bola, a defesa deve retirar uma fita que está presa na cintura dos jogadores e parar o ataque.

O time é formado por dois grupos, um de defesa e outro de ataque, com cinco atletas de cada lado, dessa forma, faz parte da dinâmica do jogo a defesa do passe aéreo, corrida e a retirada das flags (fitas). O objetivo é fazer com que a equipe de ataque crie estratégias e vá até o final do campo da defesa o mais rápido possível, se a bola chegar até lá em posse de alguém do ataque é marcado ponto.

A modalidade possui inúmeros benefícios. “Assim como qualquer outro esporte coletivo, o futebol americano ajuda na questão da cooperação e espírito competitivo. Além disso, desenvolve agilidade, força, resistência muscular e raciocínio tático dos atletas”, comenta o profissional de educação física Paulo Carneiro, que afirma já ter se interessado pela prática do esporte.

Serviço:

  • O que? Treinos do time feminino de Flag Football
  • Quando? Sábado às 16h30 e domingo às 08 horas
  • Onde? Complexo Esportivo Barjonas Lobão (Fiqueninho)
  • Como participar? Comparecer ao treino e conversar com o técnico