Confira dicas de especialistas para os iniciantes no mundo fitness

Repórter: Hérika de Almeida

Cuidar da saúde é algo fundamental e isso não significa tomar remédios sempre que houver necessidade. Para quem busca bem estar e qualidade de vida, é contraindicado evitar a prática de exercícios regularmente. Sabe-se que os hábitos alimentares não podem ficar em segundo plano, afinal, são imprescindíveis para a obtenção de resultados satisfatórios.

Mas antes de qualquer decisão, é importante verificar o seu condicionamento físico, para avaliar o funcionamento do corpo e descartar complicações de saúde. Por isso, é indispensável procurar um médico cardiologista para realizar alguns exames e certificar-se que não há riscos para o coração.

DICAS PARA INICIANTES

De acordo com a nutricionista esportiva Marinalva Soares Fernandes Vieira, quem está iniciando uma atividade física precisa ter um objetivo. Isso vale tanto para quem quer ganhar massa ou perder peso, como também para quem busca estar de bem consigo mesmo. A partir disso, são observados outros critérios, como a alimentação.

A nutricionista destaca que nenhum plano alimentar é igual para todos, considerando as particularidades de cada organismo. Praticante de boxe e corrida de rua, Marinalva reconhece que o alongamento é fundamental. Além disso, ela acrescenta que traçar pequenas metas diariamente também é uma estratégia importante para quem está iniciando, conquistar condicionamento físico.

Para alcançar bons resultados, a nutricionista Marinalva aponta a existência de um tripé: alimentação, atividade física e repouso

Para alcançar bons resultados, a nutricionista aponta a existência de um tripé: alimentação, atividade física e repouso. Portanto, com os nutrientes adequados e bem distribuídos, conforme a necessidade orgânica da pessoa e de acordo com o treino (atividade que executa), a alimentação favorece que a praticante tenha um bom rendimento físico, proporcionando disposição e força.

O personal trainer Eberson Ferreira relata que uma dieta balanceada é fundamental. Ele explica que em geral, as mulheres têm tendência a acumular mais gordura nas coxas, culotes e bumbum, em virtude das mudanças hormonais que acontecem durante a transição que compreende a infância, adolescência e fase adulta. Por essa razão, recomenda-se manter um equilíbrio alimentar em todas as épocas da vida, a fim de evitar consequências tardias.

DETALHES IMPORTANTES

Em relação aos cuidados com o corpo, o personal comenta que a tecnologia e a medicina estética são grandes aliadas para quem busca um corpo perfeito. E as mulheres que desejam realçar a beleza, geralmente recorrem aos tratamentos estéticos. Contudo, Ferreira destaca que embora esses procedimentos sejam eficazes e comprovados cientificamente, é impossível fugir da atividade física. Afinal, ela é indicada para potencializar os resultados.

Embora os procedimentos estéticos sejam eficazes e comprovados cientificamente, o personal trainer Eberson garante que é impossível fugir da atividade física

As famosas expressões “pré-treino” e “pós-treino” são recorrentes no mundo fitness. A respeito disso, o personal esclarece que o ideal para quem treina são boas fontes de carboidratos e proteínas antes do exercício físico e porções proteicas ao término da atividade. Ele acrescenta que durante o processo metabólico o músculo necessita de uma quantidade de proteínas suficiente para realizar a síntese desse nutriente e, consequentemente, auxiliar no aumento do número de células no músculo trabalhado, gerando a tão sonhada hipertrofia, que é o aumento da massa muscular.

Infelizmente, o público feminino é naturalmente desfavorecido em virtude da estrutura corporal, pois a produção hormonal das mulheres é muito inferior a dos homens, o que dificulta a obtenção de bons resultados na maioria dos objetivos traçados. Entretanto, Ferreira enfatiza que o ciclo menstrual serve de base para encaixar cada estímulo no momento certo, por isso, a orientação de um profissional de Educação Física faz toda a diferença.

Agora, de posse dessas informações, não perca tempo. Fuja do sedentarismo e invista em atividade física o mais rápido possível. Sua saúde agradece.