Fábrica de craques: 7 escolinhas de futebol em Imperatriz

Repórter: Asarias Sousa Silva

Fotos: Asarias Sousa Silva e arquivos pessoais

O esporte tem um papel fundamental no desenvolvimento, condicionamento físico e social das crianças, além de promover o bem-estar dos pequenos. Um dos esportes mais populares do mundo é o futebol e rege uma massa de torcedores em todas as classes sociais. Atualmente o Brasil movimenta fortunas em jogadores, mas não é fácil ser um jogador de sucesso no futebol. Pensando nos futuros atletas, os clubes investem nas categorias de base, onde a criança e o adolescente aprendem os fundamentos do esporte. Para auxiliar quem procura esse segmento, listamos 7 escolinhas de futebol da cidade que contam com cerca de 800 alunos ativos de acordo com dados informados pelas diretorias, identificando a faixa etária de idade, preço da mensalidade, dias de treinos, endereço e telefone.

1. Escolinha do Marwel

A escolinha é a pioneira da cidade, fundada em 6 de junho de 1980, pelo desportista José Moreira da Silva.

• Tipo de serviço: Base de formação para atletas
  • Professor: José Moreira da Silva
  • Valor da mensalidade: Não é cobrado
  • Faixa etária de idade: 9 a 17 anos
  • Vagas: 7
  • Dias de treinos: Aos finais de semana e feriados
  • Local para matrículas e treinamento: 50º BIS

1. Escolinha do Tocantinense Esporte Clube

Conhecida como Tourão, a escolinha Tocantinense teve o projeto iniciado pelo empresário Gregório Neto, e atualmente é conveniada com o Clube Sampaio Corrêa de São Luís.

• Tipo de serviço: Formação de atletas
  • Professores: Gilmar Moura e Jairo do Nascimento
  • Valor da mensalidade: Não cobram
  • Faixa etária de idade: De 7 a 17 anos
  • Vagas: Atualmente não há vagas disponíveis
  • Dias de treino: De segunda-feira a sexta-feira pela manhã e tarde. Sábado somente no período da manhã
  • Local para treinos e matrículas: Rua Rio Verde, nº 123, Parque das Palmeiras

1. Projeto Bom de Bola

A escolinha é um projeto social patrocinado pelo Grupo Lira. Disponibiliza para as crianças o material esportivo para treinos: fardamento e chuteiras. Além de ajudar as famílias dos atletas com cestas básicas. Para o transporte o grupo conta com ônibus particular.

• Tipo de serviço: Projeto social
  • Coordenador: Enio Gomes Araújo
  • Valor da mensalidade: Não cobram
  • Faixa etária de idade: De 7 a 14 anos
  • Vagas: Não há vagas
  • Dias de treino: Terça-feira, quinta-feira pela manhã e tarde e sábado pela manhã
  • Local dos treinos: Avenida Pedro Neiva, nº 80, Camaçari
  • Telefone: (99) 98182-9550 (Maria Lira, responsável pelo projeto e matrículas)

1. Escolinha de futebol do Grêmio Imperatriz

A escolinha foi fundada em agosto de 2015 e é franquia do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense. A escolinha usa toda metodologia de treinamentos da matriz.

• Tipo de serviço: Formação de atletas
  • Coordenadores: Raydivaldo Alcântara e Rafael Rodrigues
  • Valor da matrícula: R$ 140,00, já incluso nesse valor: mensalidade do primeiro mês, short, meão e colete
  • Valor da mensalidade: R$ 70,00
  • Faixa etária de idade: De 3 a 16 anos
  • Vagas: Há vagas disponíveis em todas as categorias
  • Dias de treino: Quarta-feira e sexta-feira pela manhã e tarde e sábado pela manhã
  • Local de matrículas e treinos: Planeta bola na rua São Pedro, nº 01, Nova Imperatriz e Arena Barão na rua Monte Castelo, nº 1524, Jardim São Luís

1. Escolinha JV Lideral

Fundada em 2013, o Trator do Camaçari como é conhecida é apoiada pelo Grupo Lira.

• Tipo de serviço: Formação de atletas para o futebol
  • Professores: Cassyus Kennedy e Hugo Rocha
  • Valor da mensalidade: R$ 50,00
  • Faixa etária de idade: De 9 a 19 anos
  • Vagas: Há vagas em todas as categorias
  • Local de matrículas e treinos: Avenida Pedro Neiva, nº 80, Camaçari

1. Escolinha do Marília Futebol Clube

As divisões de base do Marília Futebol Clube, foi fundada em 1998 e hoje dispõe de um centro de formação de atletas que se tornou referência para as demais escolinhas.

• Professor: Calebe Santos
  • Valor da mensalidade: R$ 50,00
  • Faixa etária de idade: De 5 a 17 anos
  • Vagas: Há vagas em todas as categorias
  • Local de matrículas e treinos: Br010, KM 1386, Setor aeroporto

1. Escolinha do Boca Jr

É a mais nova escolinha de base da cidade, teve suas atividades iniciadas em 13 de agosto de 2018. As instalações contém uma quadra de gramado sintético, dois vestiários, banheiros, lanchonete e espaço para os pais assistirem aos treinamentos.

• Tipo de serviço: Treinamento de base
  • Professore: Marco Adriano
  • Valor da mensalidade: R$ 105,00
  • Faixa etária de idade: De 2,5 a 16 anos