Escolas comemoram atividades no Dia da Consciência Negra

Fonte: Prefeitura de Imperatriz

Eduarda Andrade

Em celebração ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, as escolas municipais de Imperatriz dedicaram todo o dia a atividades que visam combater o racismo e promover a igualdade social. Estudantes apresentaram projetos desenvolvidos em sala de aula, destacando a importância da data e a luta contra as desigualdades sociais.

As escolas municipais Tocantins e Tiradentes II foram algumas das instituições que participaram do XI Exposição Afro-Brasileira e Ativismo Feminino, realizada no calçadão de Imperatriz. O evento, promovido pela Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI) e Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), em parceria com a Prefeitura de Imperatriz e instituições públicas de educação da cidade, contou com palestras, apresentações de danças, teatro e exposição de projetos artísticos.

Na zona rural, os estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição celebraram o Dia da Consciência Negra com uma exposição de objetos, desenhos da cultura negra e um desfile.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, ressaltou que a data é parte integrante do calendário letivo das escolas, marcada por diversas ações pedagógicas. “Todas as nossas escolas, de alguma forma, trabalham com atividades que suscitam o diálogo sobre a importância da cultura negra, da coletividade e o valor da diversidade étnico-racial, além do combate ao preconceito de cor e raça. A mudança começa pelo entendimento e pela celebração da diversidade.”

A aluna negra da Escola Tiradentes II, Brenda Mickaelly Pinheiro, compartilha sua visão sobre a relevância do Dia da Consciência Negra: “É um dia que precisamos ter essa visibilidade, pois são pessoas que sofrem preconceito, racismo, e, além de tudo, é uma oportunidade de homenagear nossa cultura e crenças.”

A Lei 10.639, sancionada em 2003, garante a educação antirracista nas escolas, permitindo o trabalho em sala de aula com a identidade negra e os valores ético-raciais. A celebração do Dia da Consciência Negra destaca o compromisso das escolas de Imperatriz em promover a conscientização, valorização e respeito à diversidade étnica e cultural.