Educadores apostam em atividades lúdicas, como Dia do Circo e ações de meio ambiente
Sthéfanne Fraga
A Escola Municipal Lago do Cisne foi fundada em 1995, na Vila Redenção I, por Maria José Silva Viana, professora e proprietária do prédio, com o objetivo de atender à grande demanda da comunidade por educação infantil. “Embora não seja um prédio público, a escola é conveniada com a prefeitura”, comenta a fundadora. A instituição trabalha em estreita colaboração com as autoridades locais, segundo Maria José, para garantir que as crianças recebam a melhor educação possível.

Na época de sua fundação, não havia escolas infantis públicas ou particulares no bairro, e as poucas opções existentes eram inacessíveis para muitos pais devido às mensalidades elevadas. Com a contribuição da educadora e hoje diretora da escola, Ivaneide Silva Viana, e seu sonho de ensinar as crianças, o estabelecimento de ensino assumiu a missão de atender a uma grande necessidade da comunidade, oferecendo uma educação de qualidade e acessível para todos.
Ivaneide nasceu em 14 de maio de 1977, em Teresina, Piauí, e desde cedo demonstrou uma vocação para a educação. Aos 48 anos, ela recorda sua infância alegre, repleta de brincadeiras e aventuras com seus colegas de rua. “Eu sempre fui uma criança muito ativa, gostava de brincar na rua com meus colegas de escolinha”, relata.
Essa inclinação para a educação e o ensino foi o que a levou a se tornar uma figura proeminente na comunidade. Desde jovem, Ivaneide sempre se dedicou a ensinar as crianças, e aos 21 anos, ela começou a estudar na Universidade Regional do Cariri (URCA) e se formou em Pedagogia, preparando-se para uma carreira de educadora.

O Instituto enfrenta desafios, como a falta de assistência da prefeitura em termos de apoio estrutural, mas Ivaneide e sua equipe trabalham para garantir que as crianças recebam a melhor educação possível. “Uma infraestrutura adequada ajuda as crianças, pois o calor atrapalha bastante”, defende Ivaneide.
O colégio oferece uma educação personalizada e adaptada às necessidades das crianças, ensinando valores da vida e desenvolvendo projetos de aprendizado. Atualmente, a escola atende ao fundamental menor, embora anteriormente atendesse do 1º ao 9º ano. Agora, a escola se dedica exclusivamente às crianças menores, oferecendo uma educação personalizada e adaptada às suas necessidades.
Um dos projetos mais importantes é o do meio ambiente, que visa conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental. Além disso, há o Dia do Circo, ocasião em que as crianças se fantasiam de palhaço e se divertir., Outros projetos incluem o Maio Amarelo, que aborda a importância de proteger as crianças e adolescentes e o Arraiá, no qual as crianças podem se caracterizar como quiserem.
O centro educacional oferece, ainda, apoio para as crianças com deficiência, com profissionais especializados para atender às necessidades desses alunos. Os planos para o futuro incluem retomar as salas de leitura, robótica e computação, mas para isso é necessário a ajuda do órgão público para obter mais orçamento para as reformas necessárias, conforme destaca a diretora.
Ivaneide ressalta a importância de trabalhar em equipe para tornar o ambiente escolar mais saudável e eficiente. O legado que ela gostaria de deixar para o futuro é o valor do trabalho e a importância da escola como uma rede de apoio para todos.
Projetos
O Projeto Meio Ambiente visa conscientizar as crianças sobre a preservação ambiental e promover práticas sustentáveis, explica Ivaneide. Inclui atividades educativas como aulas teóricas, plantio de árvores, coleta e reciclagem de materiais e ações artísticas.
Com isso, na visão da diretora, eles desenvolvem habilidades e conhecimentos sobre meio ambiente e se tornam cidadãos mais conscientes e responsáveis. Também promove a conscientização ambiental na comunidade, incentivando as famílias a adotarem práticas sustentáveis em suas vidas diárias.

O Dia do Circo é um projeto divertido e criativo, na definição de Ivaneide. Na ocasião, as crianças têm a oportunidade de se caracterizar de palhaço e participar de atividades lúdicas e criativas. Promover a criatividade, a autoconfiança e as habilidades sociais dos estudantes, enquanto se divertem e aprendem é a principal intenção.

As atividades incluem caracterização de palhaços, brincadeiras e jogos, que ajudam a desenvolver a autoexpressão e a interação social. O projeto é importante para o desenvolvimento infantil, como ressalta a diretora, pois proporciona uma oportunidade de se expressar e se divertir de forma saudável.
Já o Maio Amarelo aborda a importância de proteger as crianças e adolescentes. Durante esse mês, eles participam de aulas e discussões sobre temas relevantes, como segurança, direitos dos jovens e prevenção de acidentes.

A intenção, como explica a diretora Ivaneide, é promover a conscientização e a responsabilidade coletiva para garantir um ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento dos jovens, tanto na escola quanto fora do centro educacional.
O Arraiá, por sua vez, como explica a diretora, é um projeto que permite aos estudantes se caracterizarem como quiserem e se divertirem. Essa atividade visa promover a criatividade e a autoexpressão, além de fortalecer os laços de amizade e a interação social.

O objetivo principal do Arraiá é proporcionar às crianças um momento de diversão e criatividade, no qual elas possam expressar sua individualidade e se sentir valorizadas, define Ivaneide. Além disso, o projeto também busca promover a interação social e o trabalho em equipe.
A escola oferece apoio especializado às crianças com deficiência, com profissionais qualificados e responsáveis para atender às necessidades desses alunos. A meta é assegurar que todos os matriculados tenham acesso a uma educação de qualidade e sejam incluídos nas atividades, conforme ressalta a diretora.
“O apoio às crianças com deficiência é fundamental para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades”, destaca Ivaneide. A escola busca criar um ambiente acolhedor e acessível, onde todos possam se sentir valorizados e apoiados.
Salas Novas
A retomada das Salas de Leitura, segundo a diretora, é um projeto que visa proporcionar aos estudantes um espaço adequado para ler e aprender. A intenção é criar um ambiente estimulante e acolhedor que incentive as crianças a desenvolverem o hábito.
As Salas de Leitura são fundamentais para o desenvolvimento dessa habilidade e também da escrita, além de promover a criatividade e a imaginação. Trata-se, de acordo com Ivaneide, de um espaço adequado, no qual os participantes podem se sentir motivados a ler e aprender, o que é essencial para seu crescimento intelectual e pessoal.
O projeto de robótica e computação visa ensinar as crianças sobre programação e tecnologia de forma prática e divertida, permitindo que elas criem e programem seus próprios robôs desde jovens. Isso pode ajudar a desenvolver habilidades como pensamento lógico, resolução de problemas e criatividade, acredita a diretora.
A retomada dessas salas é um passo importante para a instituição, pois pode proporcionar às crianças uma educação mais diversificada e atualizada, preparando-as para os desafios do futuro. No entanto, para isso, é necessário a ajuda do órgão público para obter mais orçamento para as reformas necessárias, ressalta Ivaneide.
A climatização das salas é fundamental para criar um ambiente de aprendizado confortável e produtivo para as crianças, pondera. Sem isso, o calor excessivo pode afetar a concentração e o desempenho dos alunos, para melhorar seu aprendizado. O estabelecimento de ensino trabalha para garantir que as crianças recebam a melhor educação possível, apesar dos desafios de infraestrutura, conforme garante Ivaneide.
Esta matéria faz parte do projeto da disciplina de Redação Jornalística do curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz, desenvolvido em parceria com a disciplina Laboratório de Produção de Texto I (LPT), chamado “Meu canto tem histórias”. Os alunos e alunas foram incentivados a procurar ideias para matérias jornalísticas em seus próprios bairros, em Imperatriz, ou cidades de origem. Essa é a primeira publicação oficial e individual de todas, todos e todes.