Escola de Estreito-MA promove ação voltada para a saúde mental de jovens

Ciclo de palestras com alunos do 1º 2º e 3º ano. Foto: Acervo pessoal, Márcia Lima

O Centro de Ensino Professor João Pereira Martins Neto, em parceria com a psicanalista e professora Márcia Lima, realizam a inserção do Projeto de Intervenção Terapêutica na Escola (PINTE), durante todo o mês de setembro, com alunos matriculados em turmas do ensino médio da escola João Martins, em Estreito-MA. O trabalho aconteceu por meio da realização de uma oficina, jornada de palestras e atendimento terapêutico, simultaneamente.

O objetivo desse projeto é, realizar atendimento breve e focal, buscando atender os alunos em caráter emergencial, por meio de palestras, oficinas e terapia psicanalítica considerando os determinantes sociais da saúde e as especificidades do público alvo em situação de maior vulnerabilidade.

OFICINAS

Aconteceram oficinas, mediadas pela professora e psicanalista, Márcia Lima, com temas referentes a “Empatia e Afetividade”, “O Nosso Eu com os Outros” e “A Beleza da Diversidade”, trazendo propostas de atividades dinâmicas que incentivassem a reflexão e o diálogo entre os participantes.

Márcia Lima, psicanalista e professora. Foto: Lucas Osório

“Na escola João Martins, por exemplo, além de atender as necessidades educacionais dos educandos, os professores estão se desdobrando cada vez mais para lidar com os aspectos emocionais deste público, que encontra-se vulneráveis neste cenário pós-pandemia. Por isso, resolvemos inserir na escola práticas de intervenção terapêutica em alusão à campanha Setembro Amarelo”, explica a professora e psicanalista Márcia Lima.

Alunos produzindo materiais durante as oficinas. Foto: Márcia Lima
Oficina: Empatia e afetividade. Foto: Márcia Lima

PALESTRAS

As palestras possuem o caráter formativo e educativo, promovendo a saúde emocional na escola, quebra de tabus, estigmas e preconceitos associados aos problemas de saúde mental. Abordando também, temas inerentes à saúde mental, desenvolvimento sexual, ginecologia, DST´s, gravidez na adolescência e prevenção ao suicídio, com o apoio de profissionais psicanalistas, psicólogos e médicos.

ATENDIMENTO TERAPÊUTICO

Atendimento Psicanalítico, em parceria com a gestão da escola. Foto: Márcia Lima

A medida que essas ações acontecem, na escola, duas profissionais da área da Psicanálise, Vânia Feitosa, ainda estudante do curso pela Sociedade Brasileira de Psicanálise do Maranhão (SBP-MA), e Tânia Lourdes, Psicanalista formada pela (SBP-MA), fazem intervenção terapêutica aplicando o método psicanalítico de forma individual, atendendo assim as necessidades mais emergenciais daqueles que anseiam por uma escuta acolhedora e eficaz.

Por: Julie Paz e Vívia Maria