Escola de Açailândia completa 47 anos e prepara “Cápsula do Tempo”

Texto de Wilton de Sousa Lima e Hezequias Carvalho da Silva

Fundada em agosto de 1969, a Escola Ebenézer, em Açailandia, resolveu retomar a tradição da preparar uma capsula do tempo com seus alunos para marcar o aniversário de 47 anos da instituição. A cápsula – representada por uma caixa transparente – contém fotos, agenda, relato de projetos e ações, peças do uniforme atual da escola e outros elementos importantes para a comunidade escolar nos dias de hoje. A cápsula só será retirada da urna daqui a uma década, para que os futuros estudantes saibam sobre o passado da escola.

A ação integra a programação do aniversário que será aberta ao público e inclui, ainda, show de talentos dos estudantes, exposição de fotos e cartas de personalidades criadas na escola, apresentações de fanfarra e barracas com doces e salgados.

A Escola Ebenézer, uma das primeiras a oferecer ensino desde as séries iniciais até a conclusão do ensino fundamental I e II na cidade, tem hoje cerca de mil alunos.

“Esta é uma escola referência para a rede pública de ensino”, disse a diretora da escola Solange Jacinto. “Este é um momento para lembrar e reverenciar o trabalho de centenas de profissionais que por aqui passaram e foram fundamentais para o desenvolvimento de cidadão que aqui começaram suas formações e hoje são médicos, advogados, líderes comunitários, professores, mães de família e que de diferentes formas e com diferentes profissões dão a sua contribuição para a sociedade”, disse Solange.

Uma tenda montada no pátio da escola abrigará uma exposição de fotografias, revelando em imagens, antigas e atuais, momentos importantes protagonizados por quem passou ou ainda está na escola. Várias homenagens serão feitas as professoras e professores pioneiros.

A festa em comemoração ao aniversário da escola será aberta ao público durante todo o dia 06 de junho, mesma data em que a cidade de Açailândia completa os seus 35 anos.

Evento: Comemoração do Aniversário de 47 anos da Escola Ebenézer

Data: 06 de junho de 2016

Local: Dependências da Escola, Rua Piauí nº 1456 – Açailândia – MA

Horário: Das 08 horas às 18 horas

PROGRAÇÃO  CULTURAL

08:00 Abertura oficial da programação

08:30 Apresentação Cultural com as crianças da Alfabetização

09:30 Rodada de leitura com Sandra Bosa

10:30 Visita à exposição de fotos e barracas com doces e salgados.

11:00 Colocação de objetos na “Cápsula do Tempo”

14:00 Abertura da programação

14:15 Apresentação Cultural com os alunos do fundamental

15:00 Rodada de leitura com Sandra Bosa

15:45 Momento self com personalidades e convidados

16:00 Visita à exposição de fotos e barracas com doces e salgados.

17:00 Colocação de objetos na “Cápsula do Tempo”

17:30 Encerramento