Instrutor do Método de Ovulação Billings garante que ele é mais eficaz que a pílula

Texto de Leide Mayara

"Este método não evita doenças sexualmente transmissíveis"
“Este método não evita doenças sexualmente transmissíveis”

Imperatriz Notícias- O que é o método Billings?

Nygell Silva- O método de ovulação Billings é um método de planejamento natural da família, que se baseia na observação das sensações produzidas pelo  muco cervical que chega até a vagina, apresentando os sintomas específicos relativos aos das fases do ciclo ovulatório feminino. Por isso, dizemos que este método é bastante eficaz no planejamento familiar, uma vez que permite à mulher identificar os seus períodos férteis e inférteis.

NI-Se uma mulher possui um corrimento, como saber a diferença entre período fértil e infértil?

NS- O muco cervical é diferente de um corrimento vaginal. As vulvovaginites ou as vaginoses não vêm apenas acompanhadas de um muco transparente. Na maioria das vezes, e, dependendo da infecção, vem com corrimento esverdeado, amarelado ou esbranquiçado, acompanhada de coceira vaginal (prurido). Então, são situações que a mulher vai perceber a diferença, pois, o muco cervical é translúcido, sem cheiro e sem cor. Por isso não deve ser motivo de preocupação!

NI-O método vai abster o casal de uma vida sexual ativa?

NS-Evidente que não. O casal que não deseja engravidar, procurando dar mais tempo de uma gravidez para outra vai apenas se abster da relação sexual no período fértil. Já o casal que deseja engravidar, vai esperar o dia mais fértil e assim, obter maior probabilidade de conseguir a gravidez.

NI-Qual é a diferença da tabelinha para o método Billings?

NS-A tabelinha também é um método cientifico e natural, porém, não é eficaz quanto o método Billings, pois, a tabelinha considera que todo ciclo tem 28 dias. Digo que a “tabelinha” é um método mecânico como se todas as mulheres tivessem os ciclos ovulatórios iguais. Na tabelinha, não importa a variação de estresse, cansaço ou outras questões externas que influenciam no ciclo. Mas o Billings analisa todas essas questões, levando em conta todos esses fatores que podem variar de uma mulher para outra.

NI-Na prática, como a mulher vai sentir a umidade na Vulva (vai tocar)?

NS- Não se pode tocar o muco! A mulher pode se observar nas suas atividades normais. É necessário que a mulher caminhe durante o dia, nada de introduzir o dedo ou objeto, é possível perceber nas simples atividades diárias, até mesmo na ida ao banheiro, notando algo na calcinha, anotando a aparência daquilo que ela viu. Exemplo: durante o dia a mulher sentiu que está molhada e quando ela foi ao banheiro a mesma viu um muco grosso branco saindo de sua vagina, então ela anota: molhada / muco branco grosso. O método Billings vai monitorar a saúde reprodutiva, não é só para espaçar uma gravidez que ele serve, mas também para perceber se há ou não uma disfunção, e disfunções, não atrapalham as observações.

NI-Esse método evita doenças sexualmente transmissíveis?

NS-Este método não evita doenças sexualmente transmissíveis. Até porque para que este seja eficaz, o casal não deverá fazer uso de preservativo ou qualquer outro dispositivo. O MOB é simples e não precisa de artifícios. E o que as pessoas que tem que saber é que, quando almejam um casamento, precisam entender que a fidelidade conjugal é primordial. Por isso, tudo se baseia nas escolhas que a gente faz na vida. Então, se você não confia, não case!

NI-Quanto você cobra para instruir sobre o método?

NS-Não cobramos nada! É um serviço gratuito e missionário. Pois, somos leigos consagrados da Comunidade SIM de Maria e nosso apostolado é esse. Difundir o Método BillingsTM nas famílias, nos Estados do Maranhão e Tocantins. Porém, o casal fica aberto para fazer qualquer doação que achar conveniente, uma vez que nós tiramos do próprio bolso para comprar papéis, canetas, fichas, impressora e outros materiais necessários para o bom andamento do projeto.

IN-Existe algum aplicativo do método Billings?

NS-Existe sim. É o E-BILLINGS. Um aplicativo desenvolvido por um casal brasileiro que também são usuários do MOB. O que facilitou bastante para a criação do sistema, foi a revisão e ele é o que mais se adapta as anotações do método. O aplicativo é tão bem desenvolvido que ele está sendo utilizado na WOOMB INTERNACIONAL. Mas, por enquanto, ele existe apenas no sistema de IOS para Iphone. Mas, não indicamos o aplicativo primariamente, pois ele serve pra quem já tem uma certa experiência com as anotações. Inicialmente estas anotações são feitas no gráfico mesmo, caneta e papel, porque claramente tudo que não conhecemos bem pode atrapalhar. Quando a pessoa desenvolve uma habilidade, uma fidelidade nas anotações, de fato, vira uma rotina, aí sim pode utilizar o aplicativo. Mas, ainda assim o aplicativo não substitui o instrutor do método, os dois são necessários para a eficácia do mesmo.

NI-E se o casal escolheu o método para fazer o espaçamento, mas acaba engravidando, você se responsabiliza?

NS-Não! Porque quem acolhe o método é o casal. O casal é quem faz as observações e anotações. Nós fazemos apenas a instrução. Primeiro, que não existe nenhum método 100% eficaz, no entanto, podemos afirmar que o Billings 99%. Nós não obrigamos ninguém a fazer uso deste método, porém, quando fazem esta opção a responsabilidade é do casal, pois é este que vive junto e se responsabiliza por suas escolhas.

É muito simples, composto por apenas 4 regras que, se forem aplicadas corretamente, são eficazes tanto no espaçamento das gravidezes, quanto para conseguir engravidar.