Entra em vigor decreto que suspende atividades esportivas em Imperatriz

A fiscalização da força-tarefa foi reforçada para cobrar o cumprimento do decreto que já está em andamento.

Por: Jessica Santos

Treino de beach Tennis que costumava acontecer duas vezes na semana em Imperatriz – Foto: Gercino Menegussi

Considerando a situação alarmante da pandemia, causada pelo o novo coronavírus (Covid-19) em Imperatriz e no Brasil, a Prefeitura Municipal de Imperatriz editou um novo decreto restringindo a realização de atividades esportivas, suspendendo competições em andamento e as que estavam por iniciar, para tentar combater a proliferação de novos casos da Covid-19. O decreto se estende pelo prazo de 30 dias, a partir do dia 03/03. Apesar de necessária, a pausa causa descontentamento a quem trabalha com fornecimento de serviços esportivos na cidade.

No artigo 4° do decreto diz: “está proibido do dia 03/03/21 ao dia 03/04/21, a realização de todas as modalidades de esportes coletivos, artes marciais, torneios e campeonatos em geral, exceto os torneios profissionais já em curso, sendo que, nestes, resta vedada a formação e participação de plateia”. O secretário da Sedel (Secretaria de Estado de Esporte e Lazer), Luiz Gonzaga, relata que o decreto será atendido, e a liga imperatrizense de futebol já foi notificada das novas medidas, na qual são responsáveis pela a organização dos campeonatos municipais. Novos projetos em andamento, como o de Natação nas Escolas e o projeto Você em ação, também foram paralisados pelo tempo necessário. “O município não vai cobrar multas para o caso de peladas clandestinas, mas impediremos para evitar aglomeração. Já estava em andamento para iniciar a Copa de Futsal de Bairros, resolvemos aguardar um tempo e as escolinhas de futebol também vão ter que atender o decreto” afirma Luiz.

O coach esportivo de beach Tennis, Gercino Menegussi, alega que a paralisação afetará na sua vida financeira significativamente, mas entende que a suspensão tem o intuito de ajudar a frear a contaminação de mais pessoas. “Minha renda desde o meu primeiro trabalho até os dias atuais vem do esporte e, de certa forma se parar todas as atividades, ficarei sem nenhuma renda, mas devido o descuido e descaso de muitas pessoas, chega um momento em que medidas drásticas se tornam cabíveis de tal realização, apesar de que muitos serão afetados devido a mesma”.

A secretaria Municipal da Saúde de Imperatriz, divulgou na quinta-feira, 4, uma nova atualização da pandemia do coronavírus em Imperatriz. Casos ativos chegam a 364 pessoas, enquanto de óbitos são de 491. O total contabilizado de recuperados, alcança 10.132.