Enem desafia quem ensina e estuda de modo on-line

Professor Carlos Nunes em ação nas aulas híbridas de cursinho. (Foto: Arquivo pessoal)

Vestibulandos e professores se ajustam ao ensino remoto

Nathália Carvalho

Em razão da mudança causada pela pandemia, alunos e professores buscam se ajustar à nova realidade do ensino remoto e às datas remarcadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a principal forma de ingresso no ensino superior no país. As provas deste ano foram adiadas para o início de 2021.

O professor de biologia Carlos Sandro Nunes, do cursinho Seja Mais, em Imperatriz –MA, ressalta que alguns alunos “chutaram o balde”, desviando o foco dos estudos e muitos saíram do cursinho. Mas há aqueles que se sobressaíram, continuaram se preparando e apresentam “um rendimento muito satisfatório, muito parecido, inclusive, com o da aula presencial.”

Se o Enem já era considerado um teste de resistência desafiador, este ano está sendo ainda mais, para quem ensina e para quem estuda. “A gente não tinha tanta prática de transmitir aulas ao vivo e lives. Algo novo, pois você não está olhando para o rosto do aluno, nem vendo a expressão dele, se está entendendo ou não aquilo que se quer passar. A gente se adaptou, eu como profissional também me adaptei”, relata o professor Carlos.

Os alunos da escola pública sentiram diferença no rendimento sem o auxílio do professor, além da falta de computador em casa. A estudante Brenda Sousa, 18 anos, que almeja o curso de Medicina, explica: “Eu sinto dificuldades porque agora eles não dão de fato aula, eles só passam alguma atividade e a gente devolve, e é só isso”.

Mikecia Rodrigues, 17 anos, aluna da escola Caminho do Futuro, ressalta ter acesso à internet, mas não ao computador e estuda pelo celular. “Se eu, que não tenho computador, estou achando difícil fazer certas atividades, imagina quem não tem acesso à internet?”, pergunta.

Além desses desafios, os vestibulandos se deparam com um ambiente diferente e inadequado para estudar. Mikecia afirma que não há lugar apropriado em sua residência, sendo que às vezes estuda na cozinha, na sala ou na área. A vestibulanda Brenda diz ter um lugar no seu quarto, mas que muitas vezes não dá certo, por conta do barulho.

Carlos aconselha os estudantes a serem resilientes, maleáveis e flexíveis para se adaptarem às situações. “O meu sentimento é que a persistência entre os alunos fará eles manterem o foco. Se saírem bem de frente a todas diversidades e conseguirem o êxito, que é a tão sonhada aprovação no Enem”.

Datas das provas e informações

As provas do Enem acontecerão em 2021 de duas formas:

O impresso será 17 e 24 de janeiro e o digital 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Para mais informações acessar os portais do Inep (http://portal.inep.gov.br) e do Ministério da Educação (http://portal.mec.gov.br), assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do Governo Federal. Dúvidas podem ser sanadas pelo Fale Conosco do Inep, por meio do autoatendimento on-line ou do 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo).

*Matéria produzida para a disciplina de Redação Jornalística, semestre 2020.1, com a orientação da profa. Yara Medeiros.