“Encontramos uma rede de saúde fragilizada, com consultórios parados, materiais em falta e sobrecarga nos hospitais”, afirma o Secretário de Saúde, Flamarion Amaral

Por: Ana Luiza Palmeira

Em entrevista para o Imperatriz Noticias, o secretário de Saúde de Imperatriz, Flamarion Amaral, detalhou o que está sendo feito para superar os desafios enfrentados pela cidade. “Encontramos uma rede de saúde fragilizada, com consultórios parados, materiais em falta e sobrecarga nos hospitais. Já estamos reorganizando as UBS, reativando serviços essenciais e priorizando a reestruturação dos CEOs”, expõe o secretário. A Secretaria de Saúde de Imperatriz, sob a gestão de Flamarion, define o seu foco na reestruturação da rede de atendimento, incluindo a reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão.

Secretário de Sáude de Imperatriz, Flamarion Amaral em visita (Crédito: Assessoria Flamarion)

Ele esclarece que está fazendo parcerias com instituições de ensino superior, como a Facimp Wyden e Ceuma, para ampliar a oferta de serviços, incluindo atendimentos de atenção básica, fisioterapia e suporte psicológico. Além disso, disse que o apoio do governo estadual tem sido crucial para viabilizar investimentos em infraestrutura e no abastecimento de medicamentos.

Comenta também que o seu objetivo é descentralizar o atendimento e diminuir a demanda sobre os hospitais, como o Socorrão. Ao ser questionado sobre as reformas das UBS, o secretário explicou que um cronograma de obras está sendo elaborado, após visitas às unidades para avaliar as necessidades de cada uma e que o processo de ampliação das UBS será acompanhado de um reforço na qualificação das equipes de saúde. 

Por fim, falou sobre o novo Socorrão, onde garantiu que “será um marco na saúde de Imperatriz”. Esclarecendo que contará com maior capacidade de atendimento e uma infraestrutura moderna, pois terá novas tecnologias e especialidades médicas, permitindo diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais eficazes. Comenta que a ampliação das especialidades, dos serviços emergenciais e das cirurgias de alta complexidade, visam atender melhor a demanda crescente da população.