Empreendedorismo nas universidades: conheça cinco empresas juniores de Imperatriz

Rubem Rodrigues Silva Junior

 

Imperatriz é o principal polo econômico e educacional da região, isso traz oportunidade e abre o mercado para novas empresas como startups e as Empresas Juniores (EJs). E se você busca um serviço de qualidade e com o valor abaixo do mercado, nos setores de alimentício, administração, comunicação, tecnologia da informação e consultoria financeira, então a solução que você procura pode ser uma Empresa Júnior.

Para a presidente da Imprensatriz – EJ de Jornalismo, Jaciane Barreira Oliveira, o valor dos serviços pode ser de até 40% menor que o de mercado, mas ressalta que o baixo preço não reflete na qualidade do serviço: “apesar do preço ser abaixo do mercado, a empresa apresenta um trabalho de qualidade, pois possui um professor orientador para auxiliar nas atividades, além disso os membros da empresa tem sede de qualificação e conhecimento, o que garante maior desempenho na produção”, afirma.

Outro lado positivo é que esse valor pode variar de acordo com o serviço e o tipo de contratante, como também pode ser dado através de prestação de serviço como um retorno para a empresa pelo serviço prestado, tendo em vista que seus componentes são voluntários, o dinheiro que a empresa recebe é para a manutenção da própria.  A empresa júnior é uma associação civil, compostas por alunos de uma instituição de ensino superior, que tem como objetivo realizar projetos e serviços que contribuam para formar profissionais capacitados e comprometidos com o propósito de transformar sua realidade através de uma visão empreendedora e desenvolvendo atividades sociais. O alvo das EJ são micro e pequenas empresas, ONGs e associações de moradores.

É regulamentada pela lei nº 13.267, de 6 de abril de 2016 (link https://goo.gl/XivErZ), que apresenta todas as características que devem compor uma empesa júnior e regidas pelo Concelho Nacional de Empresa Júnior (CNEJ). Segundo a Brasil Junior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores – atualmente, o Brasil conta com mais de 600 EJs, 25 federações, mais de 11.000 projetos e mais de 20.000 empresários juniores. Visando essa vontade de empreender, desenvolver ações sociais e prestar um serviço de qualidade, listamos cinco empresas júniores de Imperatriz, três vinculadas a UFMA, uma a UEMASUL e uma ao IFMA. Confira!

 

1 – Jobs Júnior Consultoria (IFMA)

A empresa trabalha com desenvolvimento e consultoria organizacional, é vinculada ao curso de Ciência da Computação do IFMA. Desenvolvimento em softwares, Web, móveis, Redes de Computadores e Consultoria em tecnologia. Seu publico alvo são as micro e pequenas empresas.

Valores: Não tem preços fixos, o valor depende do projeto proposto.

Horário de funcionamento: das 18h às 22h, de segunda à sexta-feira.

Endereço: Avenida Newton Belo, S/N – Santa Rita, Imperatriz – MA.

Contato: (99) 9131-9829

Site: www.jobsjunior.com.br

 

2 – EJCON – Empresa Júnior de Consultoria (UEMASUL) 

É a primeira empresa júnior de Imperatriz, fundada em dezembro de 1995. É vinculada ao curso de Administração da UEMASUL, e presta os serviços de consultoria empresarial, como: Mapeamento de processos, Pesquisa de Clima Organizacional, Plano de Marketing, Plano de Negócios e Programa 5S.

Valores: muda de acordo com o tipo de serviço, podendo chegar em média R$1.500,00.

Endereço: Rua Godofredo Viana, S/N, Bl. 03, Sala 01 – Centro, Imperatriz – MA.

Horário de funcionamento: das 18h às 20h, de segunda à sexta-feira.

Contato: presidência.ejcon@gmail.com e ejconsultoria.uema@gmail.com; (99) 4102-3402.

 

3 – Contábeis da Júnior (UFMA) 

É a primeira Empresa Júnior federal de Imperatriz, iniciou suas atividades em 2005, e tem como alvo das suas ações são os micros, pequenas e/ou médias empresas. Atuam nas áreas administrativa, financeira e assessorias jurídicas/técnicas e presidência. A empresa atua presta os serviços de Auditoria, Consultoria e Assessoria, Societária, Tributária pública, Gestão de Curso, Sistema de Informação Contábil (SIC), Administração Financeira (orçamento, fluxo de caixa, análises, entre outros), Controles Internos (processos), Cursos, Palestras e Workshops.

Valores: Não tem preços fixos, o valor depende do projeto proposto.

Horário de funcionamento: Através de agendamento.

Endereço: Coordenação de Ciências Contábeis – Rua Urbano Santos S/N, Centro, Imperatriz – MA.

Contato: contabiljr@grupos.com.br

 

4 – ENAC Jr – Empresa Júnior de Engenharia de Alimentos (UFMA) 

A empresa do curso de Engenharia de Alimentos da UFMA, fundada em março de 2015. Atua no setor alimentício e presta os seguintes serviços: desenvolvimento e implantação de Boas Práticas de Fabricação, Implantação de Procedimentos Operacionais Padronizados – POPs, Análises Físico-Químicas, treinamento e capacitações de manipuladores de alimentos.

Valores: Não existe valor determinado, depende de uma série de fatores como oferta, disponibilidade de materiais e dificuldade intrínsecos as atividades.

Horário de funcionamento: de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Endereço: Avenida da Universidade S/N, Residencial Dom Affonso Felippe Gregory, Imperatriz – MA.

Contato: emac.alimentos@hotmail.com; (99) 99133-2864/ 98192-5727.

 

5 – ImprensaTriz – Empresa Júnior de Jornalismo (UFMA) 

Fundada em 2016, a empresa júnior vinculada ao curso de jornalismo da UFMA atua na área da comunicação e presta os seguintes serviços: cobertura de eventos, organização de cerimonias, criação de projetos de comunicação, acompanhamento das ações de comunicações das empresas e ONGs, vídeo institucional, ações voltadas pra redes sociais, produção de projetos gráficos e editoriais informativos entre outros.

Valores: Não tem valor fixo, pode ser cobrado em dinheiro abaixo do valor de mercado local ou em forma de parceria entre a empresa e o contratante.

Horário de funcionamento: de 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Endereço: Rua Urbano Santos S/N, Centro, Imperatriz – MA

Contato: Imprensatriz@gmail.com; (99) 3529-6030.

Site: www.imprensatriz.ufma.br