A primeira edição do evento reuniu agricultura familiar, artesanato e roda de samba em homenagem ao Dia Municipal do Samba e a trancista Jacy Viana, movimentando a economia local.
Por Karina Santiago
A primeira edição da Feirinha da Prefs ganhou um clima especial na última quinta-feira (17), em alusão as comemorações pelos 173 anos de Imperatriz. Em homenagem ao Dia Municipal do Samba, o evento contou com uma roda de samba, barracas de artesanato e produtos da agricultura familiar, reunindo cultura e economia em um único espaço.
A iniciativa foi organizada em conjunto com a Feira da Agricultura Familiar, que já teve outras edições realizadas que foram organizadas pelo superintendente da Agricultura Familiar de Imperatriz, Jhonson Alves. O projeto vem se consolidando como um importante espaço de comercialização e valorização da produção local.
Segundo o Jhonson , a Feirinha tem se tornado um espaço inovador, pois une economia e cultura. Ele explica que agricultura familiar, artesanato e gastronomia também são manifestações culturais e que, por isso, eventos como esse são fundamentais. “O pequeno agricultor precisa ser motivado, e o poder público tem que dar a mão para ele desenvolver sua produção e comercializar.” afirma o superintendente.

Agricultura familiar
A produtora rural Maria Gardênia, que há três anos vive exclusivamente da agricultura familiar, contou que o evento tem sido fundamental para garantir sua renda e conquistar autonomia financeira. Antes dedicada a serviços gerais, ela precisou abandonar o emprego para cuidar do filho cadeirante, que posteriormente faleceu. Pouco tempo depois, enfrentou um diagnóstico de câncer e viu na agricultura uma forma de recomeçar. “A gente está divulgando nossas coisas e isso está sendo muito bom financeiramente. Antes, eu só produzia para mim. Hoje, posso mostrar que é tudo natural, tudo plantadinho, sem nada de veneno” relatou.
Durante o evento os colaboradores receberam um o certificado “Amigo da Agricultura Familiar”, concedido pela Superintendência de Agricultura da Prefeitura de Imperatriz. A honraria reconhece o compromisso com a sustentabilidade, a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura local, reforçando o papel dessas instituições na preservação dos saberes rurais e no apoio à produção sustentável.

Samba em homenagem a Jacy Viana
O evento foi inspirado na Lei Ordinária nº 2.051, que instituiu o Dia Municipal do Samba em homenagem à trancista Jacy Viana, apaixonada pelo ritmo e referência cultural em Imperatriz. A data escolhida, 15 de julho, marca o aniversário da homenageada e busca manter viva sua memória e sua contribuição para a valorização do samba na cidade.A programação cultural contou com apresentações dos artistas locais, Super Cinco, Karlleyby Allanda e o grupo Nosso Samba, que animaram o público com seus repertórios.
Jacilene Alves Viana, mais conhecida como “Jacy”, era reconhecida em Imperatriz como uma figura apaixonada pelo samba e importante difusora da cultura popular local. Nascida em 15 de julho, data que virou o Dia Municipal do Samba, Jacy deixou um legado de resistência cultural ao combinar seu trabalho artesanal com a alegria do samba de roda e suas vivências nas rodas do tradicional “Coco Verde”. Reconhecida por seu brilho e intensidade, ela ajudou a manter vivas as tradições do samba e a identidade da periferia, tornando-se um símbolo eterno dessa manifestação cultural
A Praça da Cultura, que já foi palco para outras comemorações culturais de Imperatriz, estava cheia e contou com um grande público, mesmo sendo uma quinta-feira. A movimentação chamou atenção não apenas pelo número de visitantes, mas pela energia do ambiente. Famílias circulavam entre as barracas, enquanto curtiam o som do samba.

Com música, artesanato e produtos regionais, a edição especial da Feirinha da Prefs abriu um espaço para reforçar a importância de valorizar a cultura e incentivar os pequenos produtores, fortalecendo a identidade de Imperatriz e movimentando a economia da cidade.