Em Imperatriz, há mais procura do que oferta de vagas para cuidadores de idosos

Texto de Matheus Aquino

Fotos de Matheus Aquino, Jaqueline Vasconcelos e Grupo Cuidar

Sine diz que desconhecimento faz com que oferta seja maior que procura na cidade

Embora o Sine Estadual de Imperatriz, setor responsável pela intermediação de vagas de trabalho na cidade de Imperatriz, receba mais ofertas de emprego no setor do comércio, a procura por vagas de cuidador de idosos tem aumentado na cidade. Em 2025, o número de interessados pela vaga de cuidador de idosos passou de cerca de cinco para oito por mês, mas a oferta se mantém baixa, em média surge uma vaga a cada três meses.

Jairo Casimiro, responsável pela captação de vagas do Sine Estadual, informa que, apesar do aumento na procura, a oferta continua limitada. “Talvez o problema esteja no desconhecimento de empregadores sobre a possibilidade de cadastrar esse tipo de vaga no órgão”, explica.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Imperatriz tem cerca de 31 mil pessoas com mais de 60 anos, o que representa aproximadamente 10% da população. Segundo o Censo de 2022, o número de idosos aumentou cerca de 57% em comparação com o Censo de 2010. O dado segue a tendência nacional de envelhecimento: no Brasil, a proporção de idosos deve chegar a 38% até 2070.

A cuidadora Jaqueline Vasconcelos, 42, que também é técnica de enfermagem, diz que a rotina exige preparo técnico e emocional. “Cada idoso tem seu ritmo. É como uma criança, porém com cuidados maiores. Precisamos saber lidar com as situações, ouvindo, respeitando o tempo deles e cuidando”, comenta.

Uma filha de idoso atendida por cuidadores, que preferiu não se identificar, relata que o serviço trouxe mais tranquilidade à família. “Nos tornamos amigos. Sempre que precisamos, buscamos um cuidador, pois é muito útil. Nem consigo liberar o cuidador; é muito importante, porque não sabemos o dia de amanhã”, afirma.

Em fevereiro de 2025, a UFMA iniciou o projeto Oportuniza Mais, que visava qualificar jovens de 16 a 29 anos, oferecendo vagas em diversos cursos, inclusive o de cuidador de idosos. Dos 528 inscritos em todos os cursos, apenas 16 se inscreveram para a turma de cuidadores, o que impediu sua realização dentro do projeto.

Apesar de oferecer vagas, Jairo comunica que o Sine não consegue estabelecer uma média dos valores pagos na área de cuidador de idosos. “É uma questão complicada. Geralmente, os empregadores precisam negociar pessoalmente com os cuidadores, pois o trabalho vai além do idoso, envolvendo também cuidados domésticos.”

De forma informal, cuidadores de idosos baseiam-se em uma tabela de valores divulgada em grupos de WhatsApp, na qual negociam com os contratantes questões relacionadas aos cuidados no lar e aos serviços extras realizados em ambiente hospitalar.

Serviço:

A Agência Sine Estadual de Imperatriz oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O contato pode ser feito em sua sede, que fica localizada na Rua Maranhão, 538, Centro, Imperatriz.

Instagram: @agenciasineestadual