Em Imperatriz está mais difícil a cada dia que passa conseguir marcar exame no posto de saúde, as pessoas até conseguem a consulta com o clínico geral, mas quando recebem o exame para fazer, passam meses tentando marcar o exame. Os exames mais procurados são ultrassom é eletrocardiograma.
Sandra Pinheiro relata que está com muita dificuldade para marcar um exame de ultrassonografia transvaginal. ‘’Eu estou há quatro meses tentando conseguir esse exame, já fui várias vezes de madrugada, passei horas na fila, mas não consegui, eu já estou sem esperanças de conseguir pelo tempo de espera, parece que são liberados poucos exames para muita gente durante o mês.”
Elizete Silva, moradora do bairro Nova Imperatriz, afirma que já dormiu várias vezes na frente do posto para marcar um exame. “Eu já dormi vários dias na frente do posto de Saúde para conseguir um exame e não consegui. Correndo risco de ser assaltada nas madrugadas. É muito ruim ter que perder noites de sono na frente de posto, fico morrendo de medo, estou há mais de 3 meses tentando marcar um eletrocardiograma.’’
Divino Soares afirma que já está há mais de 3 meses tentando marcar dois exames que são uma ultrassonografia é eletrocardiograma’’ Estou indignado, já perdi vários dias de serviço para tentar marca esses exames, estava na fila mas sempre que está chegando minha vez, a mulher diz que acabou os exames, isso é um descaso com os moradores de imperatriz, a saúde de imperatriz está um caos.’’
A Secretaria de Saúde informou que, todos os atendimentos, liberação, marcação e realização de exames seguem normalmente nas Unidades Básicas de Saúde. A coordenação da Auditoria Municipal do SUS, responsável pela liberação e fiscalização de procedimentos eletivos entrará em contato com os pacientes para solucionar a situação. No último mês foram liberados 1.496 ultrassons e 168 eletrocardiogramas.