Em Imperatriz, 60% das denúncias no disk aglomeração é fake

Disk Denúncia Aglomeração, em Imperatriz, recebeu mais de 3 mil denúncias em 40 dias

 

Estabelecimento recebendo fiscalização da Vigilância Sanitária. Foto divulgação Prefeitura de Imperatriz.

Por Nathalie da Costa

Mais de 60% das ligações realizadas para o Disk Denúncia Aglomeração, se tratavam de informações falsas. De acordo com o secretário de governo, Eduardo Soares, ao todo foram atendidas pelo call center, mais de 3 mil ligações, desde que o contato foi divulgado para a população em Imperatriz. A Prefeitura Municipal de Imperatriz disponibilizou o canal de comunicação, para denúncias referentes ao descumprimento das medidas de restrição e segurança devido a pandemia.

Soares fala ainda que, essas denúncias falsas prejudicam o trabalho da equipe de segurança responsável pela averiguação dos locais denunciados, pois causa “perca de tempo e recursos”. Questionado sobre a existência de uma punição para quem faz denúncias falsas, o secretário explicou que “não existe legislação municipal para isso no momento” e que no momento, “não” pensam em criar alguma punição.

Segundo o secretário de governo, todos os bairros de Imperatriz tiveram denúncias de locais que estavam havendo aglomeração. Mais de 370 estabelecimentos foram notificados e 18 eventos encerrados até o momento, pela equipe do Disk Denúncia Aglomeração.

Equipe de fiscalização disk denúncia em ação. Foto divulgação Prefeitura de Imperatriz.

Os estabelecimentos que não cumprem as orientações da vigilância sanitária podem ser, de acordo com Soares, embargados ou interditados, mas que está havendo mais obediência do que desobediência, por parte das pessoas que são responsáveis por promoverem festas, eventos, reuniões entre outros, que podem causar acúmulo de pessoas em determinado lugar.

Consciência

O estudante de engenharia agrônoma, Alesxander Sousa, 20 anos, fala que mesmo que haja o uso de máscara e álcool em gel, ele não sai para aglomerar, devido estarmos em um período pandêmico, e que “não é recomendado estar em locais de aglomeração”, e explica, “não me sinto à vontade de frequentar lugares com muitas pessoas, pois já peguei covid, já passei meu tempo de imunização, e também estou propício a nova variante do vírus”.

Denúncias

As denúncias podem ser feitas exclusivamente através do Whatsapp, pelo número 99 98416-9344. De acordo com a Prefeitura Municipal de Imperatriz, é possível denunciar a realização de festas, irregularidades no comércio, uso inadequado de máscaras entre outros, e que o atendimento às denúncias é realizado das 8h às 23h, todos os dias, inclusive finais de semana.

Fazem parte da operação pelo combate à proliferação da Covid-19, equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Setran, Sefazgo, Segov, Planejamento Urbano e do Meio Ambiente.