Eventos aquecem as vendas no Mercadinho de Imperatriz

Eventos aquecem as vendas no Mercadinho de Imperatriz

O Mercadinho de Imperatriz torna-se o principal atrativo, não só para os moradores da cidade, mas também para os turistas, pela variedade de produtos disponíveis nas lojas e pela facilidade de encontrar produtos específicos usados ​​em eventos.

Lojas em trajes temáticos desta época festiva - Maria Gabriela
Famoso chapéu de palha muito utilizado nas festas juninas - Pedro Ítalo

A Feira do Mercadinho é o lugar onde se encontra de tudo, desde temperos, raízes, roupas, conserto de aparelhos eletrônicos, entre outros diversos serviços e produtos. A variedade de mercadorias e preços é o diferencial do lugar, e é por isso que o local reúne diariamente inúmeros compradores. Com quase 60 anos de fundação, o Mercadinho continua sendo uma das maiores feiras da Região Tocantina.

Loja de Tiago Morais e seus diversos itens de couro - Lara Castro

Após dois anos sem comemoração, as Festas Juninas de 2022 vieram como uma forma de aquecer o mercado, como é o caso do artesanato que tem forte procura nesta época. A empresária, Edilene Lúcia, tem um ponto comercial há 40 anos no Mercadinho, e vai em busca de artigos temáticos logo nos primeiros meses do ano, assim, consegue suprir a demanda.

De acordo com a empresária, a procura por esse tipo de produto começa aumentar a partir do mês de maio. E ressalta ainda que artigos como chapéus, quibano, abano, jacá e cabaças são os que mais vendem na loja nesse período.

Edilene Lúcia destaca ainda a importância desse período para as vendas em sua loja. “Sempre vendo bastante nesse tipo de eventos que é a caráter, como caipira ou roça. A venda aumenta muito”, afirma a proprietária.

Dona Edilene Lúcia sugere opções de cestos para período junino - Pedro Ítalo

Alguns empresários, como os do segmento de calçados e vestuário, buscaram aumentar o estoque para atender seus clientes. Segundo a empresária Eliane Pereira, as botas e camisas xadrez estão entre os itens mais procurados em sua loja, desde o público infantil ao adulto.

De acordo com a proprietária, os pedidos desses produtos são feitos com três meses de antecedência para as fábricas conseguirem confeccionar e fazer a entrega a tempo.

“Geralmente os clientes vem comprar mais para o São João, principalmente as crianças para as festas nas escolas. Já os adultos são pra EXPOIMP, cavalgada”, destaca Eliene Pereira em relação às vendas. 

Nem só de alimentos vive o mercadinho, também encontramos calçados populares - Lara Castro
Roupas juninas atraem o consumidor nesse período - Pedro Ítalo

Na distribuidora de doces de Leonardo de Farias, o período de festas juninas aumenta a procura por doces como as paçoquinhas e os pé-de-moleque, além das bombinhas “cebolinhas” com as quais as crianças costumam brincar. Para Leonardo, apesar dos tempos escassos para o comércio, os eventos culturais ajudam nas vendas. “Esses eventos são bons, dão uma subidinha nas vendas e aumentam a procura por causa das festinhas juninas”, ressalta Leonardo.

As comemorações estimulam a economia e dão apoio a setores que foram atingidos pelas restrições impostas pela pandemia. Agora, os comércios voltam a estudar alternativas que atraiam clientes. Camila Costa trabalha em um brechó localizado no Mercadinho e, para manter as vendas, procura entender a temática de cada evento e, com isso, organiza sua loja de acordo com cada tema. “O que a gente vai achando que tem a ver com quadrilha, coloca no cabide”, diz Camila.

Vestuários de estampas xadrez se tornam populares no mês junino - Maria Gabriela

Tiago Morais trabalha a 15 anos com artigos de couro, desde sandálias a chapéus de variados modelos e tamanhos e diz que sua loja tem aumento nas vendas durante as épocas de eventos na cidade.

“No período do arraía da Mira eu vendi demais. Esses chapéus e sandálias que tem essas tiras ou franjinhas saíram demais mesmo. Agora estou aguardando a EXPOIMP e a cavalgada, tenho certeza que vou vender muito”, destaca o empresário.

Gentileza e simplicidade do senhor Tiago Morais representa bem a cordialidade do mercadinho - Lara Castro

O Mercadinho de Imperatriz torna-se o principal atrativo, não só para os moradores da cidade, mas também para os turistas, pela variedade de produtos disponíveis nas lojas e pela facilidade de encontrar produtos específicos usados ​​em eventos.