PERFIL: Sebastião Madeira, uma longa carreira política que visa o público jovem

Por Karla Giovanna Costa Justino e Lia Eugenia Amaral Silva

Na cidade de São Domingos do Maranhão, banhada pela Lagoa do Zé Feio e conhecida por um animado carnaval, nasceu Sebastião Torres Madeira. Filho de Luis Antônio e de Elisabete, Sebastião sempre foi uma criança muito comunicativa e com muitos sonhos. O atual candidato à Prefeitura de Imperatriz, pela coligação Amor por Imperatriz (PSDB e PMN), viu a Medicina como forma de ajudar o próximo e saiu de sua cidade em busca da realização desse projeto aos 21 anos.

Do interior do Maranhão para o Ceará, saiu para fazer a tão sonhada Faculdade de Medicina. Após enfrentar muitos desafios, se formou na Universidade Federal do Ceará, em 1976. Mas Madeira não parou sua jornada de estudos e iniciou a pós graduação em 1979 na UFRJ, no Instituto de Urologia e Nefrologia, onde se especializou em doenças relacionadas aos rins.

Depois dessa jornada acadêmica, Madeira escolheu Imperatriz como seu novo lar e se apaixonou pela cidade. Nela se tornou de presidente da Associação Médica para colaborar com a classe médica. Ele detalha os desafios diários da profissão. “Você tem uma vida em suas mãos, isso é de extrema responsabilidade”, diz Madeira.

Sua vida pessoal sempre foi bem discreta, ele casou assim que conheceu Conceição e teve dois filhos que também são reservados, os dois seguiram o caminho da medicina, mas com especialização em oftalmologia. O mais velho é Antônio, professor na Universidade Federal do Maranhão, no curso de Medicina. Já sua filha caçula, Mariana, mora em Brasília e é a mais comedida da família e não tem envolvimento com a política.

Vida pública

Madeira começou a se envolver no mundo da política-partidária desde 1989, quando se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). “Como médico eu tenho um olhar bem mais humanista e sei do que o povo precisa”, ressalta o candidato.

Sebastião Madeira iniciou sua vida pública aos 46 anos como deputado federal pelo Maranhão em 1995 e assim permaneceu por 4 mandatos (1995-2008). Elegeu-se como o 43° prefeito de Imperatriz em 2009 e permaneceu até 2016, sendo, então, o primeiro prefeito na história da cidade a exercer dois mandatos consecutivos.

Renunciou ao mandato de deputado federal na legislatura 2007-2011, para assumir o primeiro mandato como prefeito de Imperatriz em 2009. Em 2018 concorreu novamente ao cargo de deputado federal, quando obteve 34.821 votos, mas não foi eleito.

O médico foi ainda vice-presidente do Diretório Municipal do PSDB de Imperatriz (1989-19910); presidente do Diretório Municipal do PSDB (1991-1993), presidente, Diretório Regional (1993-1997), entre outras funções partidárias.

Rede sociais

Atualmente concorre novamente e almeja pela terceira vez o maior cargo do executivo municipal. Tem como vice a pastora Vanessa Rocha. Ambos afiliados ao PSDB, considerado um partido político de centro, que significa a combinação entre a social-democracia, democracia cristã e o liberalismo econômico e social.

Madeira reinventou-se na campanha de 2020, adotou uma persona que lida com as críticas sempre de forma bem humorada e que promete serviço. Investiu nas redes sociais para intensificar as promessas políticas. Investiu também nos jovens como aliados para a sua campanha e tem viralizado com jargões como “O pai tá On”, que significa que “a pessoa está na área” ou “está pronto para o que der e vier”. São expressões do mundo da internet.

“Estamos bombando nas redes sociais, as pessoas estão me acompanhando, as pessoas estão a todo momento dizendo ‘O pai tá On’”, informou o candidato no debate realizado pelo Imperatriz Online.

Plano de trabalho

Em seu plano de governo, o candidato aborda o tema da inclusão social e pretende fazer valer o princípio constitucional da igualdade e promete ampliar os programas de inclusão iniciados em seus primeiros mandatos. O governo de Madeira criou a primeira escola bilíngue no Maranhão, que gerou oportunidades para os surdos.

Caso volte ao poder, Madeira diz que vai implantar a Clínica Escola do Autista com profissionais de pelo menos 7 especializações distintas para oferecer atendimento multidisciplinar. Outras propostas de governo são: melhorar o trânsito da cidade, criação de um parque ecológico, mais de 300 km de asfalto e promete investir na educação oferecendo recursos e qualidade para o bom desempenho dos professores, entre outras propostas.

Foto: reprodução

*Atividade da disciplina Técnicas de Reportagem, do Curso de Jornalismo da UFMA Imperatriz (2020.1).