PERFIL: Assis Ramos, a árdua tarefa de permanecer na cena política

 O atual prefeito, eleito em 2016, apostou em várias obras no final da gestão e busca novamente conquistar o eleitorado    

 Por Marcos Vinicius dos Santos Prohmann, Sara Bandeira de Sá

Francisco de Assis Andrade Ramos, delegado Assis, doutor Assis ou Assis da Janaina, como é conhecido por amigos, familiares e pela população, nasceu na cidade de Floriano, Piauí, em 31 de outubro de 1976. Filho da professora Esmeralda Andrade Ramos e do servidor público Julimar da Silva Ramos, que trabalhou como vereador por 12 anos em Timon-MA, Assis possui mais três irmãos e é casado com a nutricionista e atual Secretária de Desenvolvimento Social Janaina Ramos, é pais de quatro filhos, dois meninos e duas meninas.

Formou-se em Direito pela Universidade Estadual do Piauí, em Teresina, no ano de 2002 e ingressou no serviço público por meio de concurso para o cargo de oficial de justiça, ainda estudante de Direito. Foi aprovado, no ano de 2003, em concurso público para delegado de Polícia Civil do Maranhão, atuando em várias cidades, dentre elas Paraibano, Caxias, Coelho Neto, Imperatriz, Codó, Presidente Dutra, Pedreiras, Açailândia e São Pedro da Água Branca. Assumiu, em outubro de 2006, a direção da Delegacia Regional de Polícia Civil de Codó e comandou a delegacia de Imperatriz durante o final de 2010 ao início de 2015.

Enquanto Diretor Regional de Segurança em Imperatriz, Assis foi um dos responsáveis por solucionar o caso de sequestro de Pedro Paulo Lemes, em 2012, que, na época, tinha cinco anos de idade. A repercussão deste caso fez com que o então delegado ganhasse popularidade tanto em Imperatriz quanto em Açailândia e São Pedro da Água Branca, gerando a sua transferência para esses respectivos locais. Por incentivos de amigos e familiares, Assis Ramos candidatou-se a prefeito e ganhou a disputa, sendo eleito pelo MDB, para o mandato de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020. “Se for da vontade de Deus, se for pra fazer uma boa gestão aqui pela nossa cidade, vamos ser democraticamente escolhidos”, comentou a primeira-dama, em entrevista ao Imperatriz Notícias, ao ser questionada sobre sua reação à candidatura e vitória do marido.

Plano de trabalho

De acordo com seus vídeos de campanha, publicados em suas redes sociais, o prefeito destaca as suas contribuições para a saúde, educação, segurança e infraestrutura da cidade como pontos-chave para a sua reeleição, sendo responsável pela realização de projetos como a climatização das alas do Socorrão,  reforma das Unidades Básicas de Saúde, pela reconstrução de praças, com academias ao ar livre e instalação de internet, construção do panelódromo e do shopping da cidade, desobstrução dos riachos, a unificação do vale alimentação, construção de quadras poliesportivas em bairros afastados do centro, asfaltamento e bloqueteamento de ruas, reformas e construções de creches e escolas públicas, ensino integral na rede municipal, instalação de 100 câmeras de monitoramento etc.

Atualmente, Assis Ramos está filiado ao partido Democratas (DEM), presente na coligação “Pra frente é que se anda”, composta por PTB, PSL, PL, DEM, MDB e Republicanos, e aposta em uma tentativa de reeleição focando nas áreas da saúde, educação e segurança. Aponta como algumas de suas propostas o aumento da frota de ônibus escolar, a criação do projeto “Cestas Básicas de Férias”, a transformação de mais 10 unidades em escolas de tempo integral, a construção de mais 15 praças e o parque da cidade, dentro da unidade de preservação Arara Azul, a criação do plano de mobilidade urbana e a implantação da Política Municipal de Mobilidade Urbana, a construção do hospital dos acidentados, visando o descongestionamento do Socorrão, o aumento do raio de ação de segurança da guarda municipal e da segurança nas escolas municipais e particulares e etc.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Escutec, baseados em uma pesquisa de intenção de voto em Imperatriz que sondou 800 eleitores nos dias 24 a 26 de outubro, o atual prefeito estaria liderando a disputa eleitoral, com 26% das intenções de votos. A pesquisa conta com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Polêmicas

Sua atual gestão também foi marcada por algumas polêmicas, como foi o caso de agressão envolvendo o radialista Justino Filho que, segundo Assis Ramos, estaria acusando-o de corrupção em seu mandato como prefeito e delegado, na época em que assumia o cargo. Esse comportamento, somado com algumas posturas tomadas pelo prefeito, fizeram com que questionamentos fossem surgindo no meio popular. Um exemplo disto foram as perguntas levantadas pelos espectadores da live “Eleições 2020: Jornalismo da UFMA pergunta”, realizada pela Universidade Federal do Maranhão, para o candidato.

Notou-se a repercussão de perguntas direcionadas à infraestrutura local, com destaque para os alagamentos que aconteceram nos últimos anos e críticas à qualidade do asfalto e a utilização exacerbada de placas, fato apontado, inclusive, pelo candidato Aluízio Melo durante a live da universidade. No entanto, mesmo com alguns obstáculos presentes na sua gestão, o prefeito reforçou, durante a live com a UFMA, que pretende aperfeiçoar sua gestão e que críticas fazem parte da vida do gestor público. “A gente encara com naturalidade, na consciência de que a gente tem que melhorar”.

Opiniões

O professor da UFMA, Carlos Alberto Claudino Silva, graduado em Ciências Sociais e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão, comenta sobre a candidatura do atual prefeito na conjuntura política atual. Ele classifica a gestão do prefeito Assis Ramos como “normal”, se comparada às anteriores, e que seu foco foi direcionado para as obras de final de mandato, principalmente de caráter visual, como praças.

“Foi uma gestão basicamente a mesma coisa das outras, do ano passado para cá encheu a cidade de obras, mas na minha opinião foi um mandato que não se diferenciou de nenhum dos dois últimos. Tem alguns pontos positivos que contam para se transformar em votos, como as obras nas escolas e nas UBS, até por serem coisas com visibilidade, mas também tem pontos negativos como o caso de agressão envolvendo o radialista, a conduta pessoal dele, já que as vezes ele é tido como grosso, e o fato de só mostrar serviço no final do mandato para buscar reeleição, mostrando que não é tão diferente dos outros. Mas eu acredito que ele tem chance de ser reeleito sim”.

O acadêmico de Jornalismo da UFMA, Marcelo Nunes, reforça o opinião do professor Carlos Alberto Claudino, analisa que “a gestão do Prefeito Assis Ramos foi, de certo modo, tardia e estratégica, visto que as medidas tomadas foram pensadas na reeleição, como por exemplo os concursos realizados na cidade, como o de guarda municipal, Detran e o de saúde que foram homologados já no ano da eleição”.

 

Foto: reprodução

*Atividade da disciplina Técnicas de Reportagem, do Curso de Jornalismo da UFMA Imperatriz (2020.1).