Pandemia e eleições 2020: Conheça as novas datas, mudanças eleitorais e novo normal

Com a pandemia do novo coronavírus – Covid-19, as eleições mudaram de outubro para a primeira quinzena de novembro. Dessa forma, todas às novas atribuições legais para o processo eleitorado foi alterado baseado nas normas sanitárias do Governo Federal, Governo Estadual e Órgãos de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), esclarece o desembargador Tyrone Silva do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão – TRE-MA.

“Em razão da pandemia, tivemos outras alterações, por exemplo, a ausência do uso da biometria, todo o Estado do Maranhão está com sua biometria efetivada. Permanecendo assim, o sistema de funcionamento da urna eletrônica que está a mais de 20 anos nas votações e nunca se encontrou nenhum tipo de falha”.

De acordo com as novas determinações os turnos eleitorais ganharão uma hora a mais do que o estipulado, assim sendo das 07h às 17h. Vale lembrar que as primeiras horas da manhã, entre 07h às 10h, será destinado as pessoas com condições prioritárias: idosos, grávidas e pessoas com crianças de colo. Isso se deve a zona de risco do novo coronavírus.

Uma das principais recomendações ao sair de casa é o uso da máscara e a higienização das mãos com álcool em gel, no dia das eleições não será diferente. O conselho oficial dos Órgãos de saúde se atribui ao distanciamento nas filas, a preservação do espaço de espera e a utilização de máscara e álcool, ainda de acordo com o desembargador se espera que o eleitor e o mesário tenham no mínimo 1 metro de distância. “É importante cumprir as normas sanitárias, uso da máscara, uso do gel. Na seção eleitoral vai ficar disponibilizado álcool em gel e o acesso será apenas de dois eleitores por vez, para evitar aglomerações. Estamos sugerindo ao eleitor levar sua própria caneta para assinar o formulário eleitoral”, complementou Tyrone Silva.

Os termos gerais das eleições já estão disponíveis no site oficial do TRE: http://www.tre-ma.jus.br/