Imperatriz tem o dobro de candidatos que na última eleição para vereador

461 pessoas se registraram para concorrer a uma das 21 vagas para Câmara Municipal de Imperatriz, segundo dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral ) do Maranhão, 196 pessoas a mais que nas últimas eleições municipais. O presidente do TRE-MA, desembargador Tyrone Silva, explicou em entrevista coletiva aos acadêmicos de jornalismo da UFMA de Imperatriz, que o aumento é resultado de uma maior politização por parte sociedade e vê isso como algo positivo.

Nós estamos realmente nos politizando mais e isso é bom, nós estamos participando mais.

O gráfico 1 mostra a diferença entre as eleições de 2016 e 2020 para vereadores em Imperatriz.

Outro fato importante é que os candidatos de primeira viagem são maioria em todos os 26 partidos/coligações, 294 estão concorrendo pela primeira vez a um cargo público eletivo. Uma dessas pessoas é a intérprete Lena Garcia.

Há muitos anos tenho esse projeto de ser vereadora com o intuito de representar e dar voz as classes culturais, como artistas e educadores.

No gráfico 2, a quantidade de candidatos novos, por partido.

 

As legendas com mais candidatos principiantes são o Solidariedade com 26, o PDS com 22 e o Patriota com 17 pessoas. A empresária Paula Bijoux também está concorrendo pela primeira vez, segundo ela, a participação das mulheres em cargos públicos deve ser maior.

30% ainda é pouco, precisamos de mais representatividade feminina na política brasileira, em breve não seremos mais cotas.

No gráfico 3 é possível ver a quantidade de novos candidatos em cada legenda.

 

O aumento de candidaturas ao cargo de vereador entre 2016 e 2020 a nível  de país , região e estado teve uma ascendência menor, como pode ser observado no gráfico 4 que reproduz os números publicados pelo TRE-MA.

Entenda o que mudou entre as eleições de 2016 e 2020

Em 2015 o STE (Supremo Tribunal Eleitoral) proibiu as empresas de financiar candidatos políticos sob o argumento de que desequilibrava o jogo a favor do poderio econômico. Em 2017 o Congresso criou o fundo eleitoral, uma verba destinada aos partidos de dois em dois anos para o custeio das campanhas. Segundo a Folha de São Paulo, este ano o fundo eleitoral distribuirá R$ 2,035 bilhões nas eleições municipais.

Outra mudança ocorreu em maio de 2018, quando o STE decidiu que 30% do fundo público do financiamento de campanhas seria destinado a candidaturas das mulheres. Outro diferencial desta campanha é que o STE deve decidir em outubro se aplica as exigências de contas de raça na distribuição do fundo eleitoral, já nessa eleição ou só em 2022.

Além disso, as eleições municipais de 2020 é singular porque será realizada em meio a Pandemia do Coronavírus, uma das mudanças são as data das eleições que deveriam acontecer em 4 e 25 de outubro e agora acontecerão no dia 15 e 25 de novembro, o primeiro e o segundo turno respectivamente.