PERFIL: Aluizio Mello, dos assentamentos à luta pela Prefeitura

O ex-militar defende a criação de subprefeituras e enfrenta o dilema de um partido pouco conhecido

Por Luan da Silva Sousa e Natália Paulo da Silva

Aluízio Barroso de Mello, filho de pai lavrador e mãe quebradeira de coco, veio de uma família humilde, natural do povoado de Serra Negra, situado na cidade de Colinas do Maranhão.  Na juventude, foi jogador de futebol na escolinha do São Paulo Futebol Clube no Estado de São Paulo, posteriormente serviu ao Exército e, logo após, deu baixa e decidiu voltar para o Maranhão, onde começou sua carreira na política.

Casado, pai de cinco filhos, Aluísio tem 60 anos e está concorrendo a prefeitura de Imperatriz pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). O candidato, que tem ensino médio completo,  participa de movimentos que defendem interesses coletivos.

É vice-presidente da OCEMA (Organização das Cooperativas do Estado do Maranhão), por isso o candidato afirma que dará apoio, se eleito, a todos os produtores rurais. Já colaborou na implantação de assentamentos na região tocantina, o primeiro foi em 1996, chamado assentamento Santa Helena, no município de Itinga, onde ajudou a alocar 45 famílias. Já criou, junto com sua equipe, mais outros seis assentamentos, espalhados pela região.

Quanto à vida político-partidária, já foi candidato a deputado estadual, vereador e a prefeito pela segunda vez. Ele já esteve em diversos partidos, como o PT do B no ano de 1998, quando foi candidato à deputado estadual; no PSD em 2000, quando disputou o cargo de vereador; no PV em 2004, na eleição também para vereador; no PSB tentou a vaga de deputado estadual em 2006; no PCB, pela primeira vez, participou da campanha para prefeito em 2012. Em 2014, tentou pela primeira vez a vaga de deputado federal pelo PCD e, atualmente, está no PSOL tentando a candidatura à Prefeitura Municipal de Imperatriz.

Plano de trabalho

Uma das propostas do candidato é fazer uma gestão transparente e mostrar o zelo com o dinheiro público. Outra ideia é a criação der cinco subprefeituras e três subdistritos, para que a população também possa tomar conta de cargos em seus respectivos bairros. Para Aluízio, isso poderá fazer o cidadão acreditar na melhoria de cada bairro e da cidade como um todo. Ainda sobre seu plano, ele diz que pretende implantar uma agricultura arrojada, com patrulhas mecanizadas para atender aos produtores rurais e levar linhas de financiamento. Pretende também criar escolas profissionalizantes e esportivas nas comunidades. Dessa forma, acredita que, fazendo um governo popular, pode gerar mais emprego, renda e qualificação profissional para todas as comunidades de Imperatriz.

Sobre os gastos públicos, Aluízio promete acabar com os privilégios. “Há funcionários que ganham muito dinheiro sem produzir nada para a população de Imperatriz, isso irá acabar definitivamente. Iremos diminuir o salário do prefeito, do vice-prefeito, dos secretários e vereadores através de um projeto de lei”, afirma.

Aluísio diz ainda que seu ponto forte na política será o investimento na criação de projetos que beneficiem os bairros para que o desenvolvimento da cidade seja para todos.  Sobre o ponto fraco de sua candidatura, diz que, se comparado a outros candidatos, não tem tantos recursos financeiros para fazer tudo que deseja na campanha, mas que fará o que puder para promover um desenvolvimento para a cidade de Imperatriz e região, caso eleito.

Análises

Para o professor da Universidade Federal do Maranhão, Carlos Alberto Claudino Silva,  Mestre em Políticas Públicas, a política no município imperatrizense é nada mais que um reflexo do cenário político nacional, onde se tem, de forma geral, os mesmos nomes ou famílias concorrendo nas eleições. O pesquisador analisa que a candidatura do PSOL, especificamente de Aluízio Mello, está buscando espaço para mostrar as propostas. Como o partido é considerado da esquerda e não é tão conhecido no município, Carlos Alberto Claudino avalia que a agremiação busca aglutinar mais pessoas para mostrar quais são, de fato, as propostas e o candidato.

Anderson Conceição Lima, músico e estudante de Direito, vê a candidatura do pré-candidato a prefeito do PSOL como válida. Para o estudante, o escasso tempo no horário político também dificulta o acesso às ideias do candidato, o que impede a conquista da confiança dos eleitores de Imperatriz. “Não o vejo como o pior candidato, mas lhe falta capital político, carisma e ele é meio folclórico, por falar coisas absurdas, essa de se achar artista e cover do Roberto Carlos foi uma delas”, opina Anderson.

Para o vereador do PSOL, Myko Leite, a candidatura de Aluízio Mello é digna de ganhar por conta da relevância do plano de trabalho do candidato, especialmente em temas atuais, como o desenvolvimento sustentável. “O candidato sempre esteve na luta com a população, está com atuação direta nos projetos ligados ao meio ambiente, critica o assoreamento do rio Tocantins e defende o reflorestamento das margens do rio”. Para Myko, são temáticas fundamentais para um crescimento ordenado da cidade.

Foto: reprodução

*Atividade da disciplina Técnicas de Reportagem, do Curso de Jornalismo da UFMA Imperatriz (2020.1).