VI JINTERFIL “é uma marcha de conscientização e formação política da cidadania”

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.17″ text_orientation=”justified”]

Chamada carinhosamente por Jinterfil, a Jornada Interdisciplinar de Filosofia, chegou em sua  sexta edição e vai ser realizada entre os dias 11 e 14 de Dezembro, na Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz. Com o tema “Patologias da sociedade contemporânea”, o objetivo é discutir os problemas da sociedade no campo ético, estético, de gênero e educação. As inscrições seguem até o dia onze de Dezembro e as taxas são de R$25 para quem vai apresentar trabalhos e R$15 para ouvintes.

A Jinterfil é uma jornada interdisciplinar de Filosofia e ocorre há cinco anos nos campi da Ufma que tem filosofia. Este ano pela primeira vez vai acontecer em Imperatriz e fecha-se o ciclo, retornando ano que vem para Grajaú. O evento irá ter vários minicursos no campo humanístico, e como diferencial deste ano terá a presença da matemática inserida nessa reflexão, já que ela também pode ser pensada filosoficamente. As atividades serão em quatro dias, nos turnos manhã, tarde e noite.

O professor coordenador geral da JINTERFIL em Imperatriz, José Henrique Assai, destaca o olhar multidisciplinar da jornada no intuito de fomentar não só o debate, mas “auxiliar na tomada de posições frente àquilo que precisamos pensar na nossa sociedade”, afirma ainda, que “a temática deste ano em virtude do cenário politico atual encetam a possibilidade da gente repensar no que está acontecendo e tematizar o problemas sociais sob o ponto de vista da filosofia”, declara.

Segundo a coordenação, as expectativas da VI Jinterfil são uma das melhores, principalmente pela presença dos professores e alunos de Imperatriz, São Luís, Pinheiro e demais campi, além de grandes colaboradores internacionais, como o professor Dr. Miroslav Milovic da UnB e o professor Dr. Emil Sobottka da PUCRS.

Novidades da Jinterfil – Pela primeira vez ao longo desses seis anos, a jornada vai possibilitar que a pesquisa dos alunos e professores tenham um formato de livro, isso quer dizer publicações. E ainda, por meio do Pibid é possível ter uma parceria entre alunos do ensino médio (onde acontece atividades do programa) e a comunidade acadêmica, esses estudantes da rede pública poderão participar gratuitamente do evento como ouvintes.

“Venham desfrutar da VI JINTERFIL, Participe conosco desta grande luta, é uma marcha de conscientização e formação política da cidadania”, convida o professor José Henrique Assai.

As inscrições para submeter trabalhos vai até o dia seis de Dezembro. Para maiores informações, confira no site toda a programação da jornada, acesse: https://doity.com.br/vijinterfil.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]