Projeto do novo prédio da UemaSul em Estreito, imagem retirada do site do Governo do Maranhão.

Novo campus da Uemasul, em estreito, será inaugurado dia 10 de maio às 15h em solenidade promovida pela prefeitura do município. O campus ofertará cursos de Engenharia Agronômica com 40 vagas, Letras com também 40 vagas e Ciências Naturais com 80 vagas, divididas em duas habilitações Matemática e Física. A assessoria da universidade diz que existe um planejamento para o desenvolvimento do campus que à princípio não há previsão para a instalação de restaurante universitário, ou mesmo, residência universitária; neste momento o plano é a consolidação do campus, ampliação dos cursos e funcionamento pleno para realização de atividades de pesquisa e extensão.

A construção do prédio que, sediará o novo campus da Uemasul, foi uma parceria da prefeitura de Estreito com a universidade. Com um investimento de aproximadamente 6 milhões de reais, o prédio foi construído seguindo as leis de acessibilidade; segundo a universidade, em sua estrutura, o prédio tem rampas; as portas tem a largura adequada para a passagem de cadeirantes; mas ainda haverão outras medidas que serão tomadas como a colocação de piso tátil e placas em braille.

A negociação para a doação do prédio começou em 2017, sobre isso a reitora Elizabeth Nunes Fernandes explica, “Tudo começou com uma audiência pública onde ouvimos e debatemos com a sociedade estreitense os seus anseios e perspectivas. Nos dedicamos então, a um profundo estudo técnico avaliando do ponto de vista administrativo e acadêmico as diretrizes dessa implantação”.

Em março desde ano, na Câmara Municipal de Estreito, sessão ordinária, foi doado o prédio para a instituição, ato aprovado em unanimidade pelos vereadores. “Esperamos que essa obra possa mudar a vida das pessoas, do jovem que não podia dar continuidade aos estudos após o término do ensino médio por não ter como se deslocar para outras cidade e de todos os outros cidadãos das cidades vizinhas”, afirmou Cícero Neco, prefeito de Estreito.