Curso oferecido pelo MST e organizações populares visa o estudo e aprofundamento da realidade brasileira

curso terá 11 módulos e acontece em cada sábado e domingo de um mês, visando estudar a realidade brasileira

Acontece nesta sexta-feira (06, 07 e 08) o primeiro curso de formação política para estudo e aprofundamento da realidade brasileira em Imperatriz, organizado por entidades populares do campo e da cidade, como a AFIM (Associação Feminista de Imperatriz) e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). O curso é dividido em 11 módulos, sendo que cada capítulo ocorre em um sábado e domingo de cada mês. No intervalo de cada módulo, será estudado um livro de um pensador brasileiro que será discutido no encontro posterior.

O projeto é direcionado a estudantes, professores, sindicalistas, lideranças comunitárias e organizações populares que tem interesse em compreender o cenário social e político do Brasil. O curso será desenvolvido a partir de um processo de auto sustentação e, por isso, contará com a contribuição das organizações envolvidas e dos educandos. Os alunos devem contribuir com um valor de 5 a 10 reais para material por módulo, além de colaborarem com algum alimento.

O objetivo é compreender a formação e realidade do Brasil, sob uma perspectiva social, cultural, econômica e política, a partir de autores e educadores populares como Paulo Freire e seu método palpável de ensino, que parte da vivência real do estudante. Com isso, o intuito do curso é formar uma turma de 100 atores sociais com a apreensão aprimorada dos problemas sociais dos seus locais de atuação.

Esses cursos sobre a realidade brasileira vem acontecendo desde 2001 no país, ano em que se iniciou a primeira turma, com cem participantes de diversas organizações sociais de todo o Brasil, na Universidade Federal de Juiz de Fora (Ufjf). Ao total, desde 2001, aconteceram mais de 30 cursos em mais de 15 estados formando mais de 3000 lutadoras e lutadores do povo. Entre o público estavam comunidades camponesas, indígenas, quilombolas, assentamentos, juventude urbana e outras organizações.

Imagem: Reprodução coordenação CRB

Primeiro curso de Realidade Brasileira em Imperatriz, 2019.

Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Imperatriz. Rua João Lisboa, 1205 – Entroncamento.

Valor: 5 a 10 reais para o material e a contribuição de um alimento não perecível.

Contato: Para inscrições e informações falar com Luciana Bastos, (99) 98450-5740.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]