Os cursos de curta duração com o objetivo de aperfeiçoamento em habilidades de um tema, encontram-se disponibilizados gratuitamente em plataformas online de instituições do governo, universidades brasileiras e internacionais, com direito ao certificado no final do curso. Confira as cinco plataformas:

iPED

O Instituto Politécnico de Ensino à Distância traz mais de 1000 opções de cursos gratuitos e pagos em diversas áreas, incluindo a Comunicação, como o curso “Introdução ao CorelDRAW” e “Introdução para Como Falar em Público”. Ao concluir, o aluno pode emitir o certificado digital ou optar por um especial, e pagar a taxa do frete.

Coursera

A plataforma Coursera traz cursos desenvolvidos por universidades como a Universidade da Califórnia (Irvine), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) , Universidade Yale e diversas outras. O mais interessante é que alguns cursos são apresentados por profissionais de outros países, porém muitos tem a opção de legendas em idiomas como: português, inglês e espanhol. Para emitir o certificado, é cobrada uma taxa que varia entre 22 à 59 dólares.

Lúmina

O nome Lúmina vem  da biblioteca digital LUME da UFRGS. A plataforma disponibiliza cursos gratuitos e com certificado. O curso “Descontruindo o racismo na prática” é um dos oferecidos, “o curso tem o objetivo de promover uma educação antirracista e colocar o negro em uma nova posição de olhar social”, informação descrita no site.

UEMANET

A Uema está oferecendo cursos abertos e completamente gratuito, Segundo a instituição, já ofertaram dois cursos abertos: Negociação e Bioética, com aproximadamente 8 mil cadastros. Tem-se como exemplo, o curso “Ética profissional” com certificado de 30 horas.

Escola Virtual

O portal criado pela Fundação Bradesco oferece cursos de forma gratuita e com certificados online. Na área da Comunicação o site traz “Comunicação Empresarial”, “Introdução a Fotografia Digital” e entre outros