Lojas de tecidos em Imperatriz vendem e fabricam a roupa na hora

Texto de Alice Caroline e Ruilan Santos

Fotos de Ruilan Santos

Em Imperatriz existem dois ateliês especializados em roupas sob medida que produzem peças na hora. Nos dois, o processo de confecção de roupas a pronta entrega é semelhante: a cliente escolhe o tecido no estoque do próprio ateliê e a produção é realizada na hora do pedido. “A pessoa só traz o modelo dela. Nós fazemos na hora, pegamos as medidas, cortamos o tecido escolhido e passamos para nossas costureiras. Depois de pronta, a cliente experimenta, fazemos o acabamento e ela leva no mesmo dia”, explica a vendedora da Domínio Ateliê, Sara Dias.

Os Ateliês produzem peças femininas que vão desde camisetas simples a vestidos de festas, porém os que são feitos na hora só podem ser básicos e sem muitos detalhes, produzidas somente com malhas de variados tipos, tais como crepe, crepe de malha, viscolycra, viscocrepe, canelado etc.

No Domínio Ateliê são confeccionadas em torno de 20 peças por dia. Os preços variam entre R$ 50 e R$ 200, o que vai depender do tamanho e da malha escolhida.  Já na Hélia Ateliê são fabricadas cerca de 30 peças por dia, podendo chegar até 50 confecções. Os preços variam conforme o modelo e tecido, saias e blusas são a partir de R$ 50 e outras peças como vestido de festa chegam a custar R$ 180. Os modelos de roupas mais pedidos em ambos os ateliês são vestidos e camisetas, além de uniformes para instituições religiosas, demorando em torno de uma hora para serem confeccionadas, dependendo da demanda de clientes do dia.

Negócio rentável

A proprietária da Hélia Ateliê, Hélia Oliveira de 55 anos, iniciou as atividades do seu negócio há 21 anos, antes disso ela era uma costureira residencial que só trabalhava por encomendas. Logo depois, começou o empreendimento a partir da ideia de uma amiga e segundo ela o rendimento só aumentou. “A nossa demanda de clientes melhorou muito, de 30% a 100%. Depois que começamos a trabalhar assim notamos uma grande diferença no serviço”, diz a proprietária do negócio.

Peças demoram uma hora para ficar prontas se forem modelos simples

A dona de casa, Silvia Ferreira, é cliente há muito tempo da Domínio Ateliê e sempre quando pode manda fazer algumas peças para si. “Eu passei aqui hoje para mandar fazer uma blusa e acho muito legal, a gente manda fazer rapidinho, escolhe o modelo, elas fazem o que a gente quer e entregam. Tem muitos pontos positivos, se você quiser mandar fazer ou comprar, tem muita opção”, afirma. Já a dona de casa Gracilene Moreira também mandou confeccionar uma blusa e conta que é a primeira vez que vai ao ateliê, “é a primeira vez que venho aqui e to gostando porque a gente escolhe o modelo e elas fazem na hora, além de ser mais prático do que a gente ficar andando até procurar uma roupa que a gente goste e que dê certo”.

Os dois ateliês possuem ambientes integrados. De um lado a área de confecção, corte e costura, onde as costureiras fazem o trabalho de produção, e do outro a sala de espera, onde os clientes aguardam sua peça. O horário de funcionamento na Domínio é de segunda à sexta-feira, das 08 horas às 18 horas e sábado até às 13 horas. Na Hélia funciona de segunda-feira à sábado, das 08 horas às 18 horas.

Os meios de divulgação utilizadas pelas duas empresas é feito por meio do Instagram (@dominioatelie e @heliaatelie), onde as clientes podem ver todo o catálogo de roupas já produzidas e entrar em contato para fazerem orçamentos e pedidos; e pelo WhatsApp  (Domínio Ateliê [99] 991057701 e Hélia Ateliê [99] 991633772) para tirarem dúvidas e falar diretamente com alguma das vendedoras.

Indústria Têxtil

A Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções) divulgou o balanço anual referente a produção têxtil de 2018 e segundo os dados o Brasil possui a quinta maior indústria têxtil do mundo, além de ser o quarto maior produtor de malha. Em média são produzidas mais de 6,71 bilhões de peças por ano. Ainda segundo o levantamento, ao todo são 27,5 mil empresas formais que atuam no ramo de têxtil e de confecção em todo país.

De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) Imperatriz possui 69 estabelecimentos do subsetor de vestuário e artefato de tecido. Para a Associação de Lojistas de Imperatriz, a indústria têxtil da cidade deve ocupar o primeiro lugar, sendo o mercado que mais gera renda no PIB (Produto interno bruto). Isso se dá pelo crescimento do mercado de festas, o que aumenta o número de ateliês, é o que explica o presidente da Associação, Jardson Lima. “O mercado de festa é muito forte, então os ateliês tem crescido bastante em função de formaturas, casamentos e festas em geral. Além disso, temos ainda o mercado de modinha, que é a costureira residencial, aquela que confecciona em casa, e isso vem contribuindo para o crescimento”.

Serviço:

Domínio Ateliê

Localizada na Avenida Bernardo Sayão, esquina com rua Amazonas, nº 1048, bairro Nova Imperatriz.

Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 08 horas às 18 horas e sábado até às 13 horas.

Telefone/WhatsApp: (99) 991057701

Instagram: @dominioatelie

Hélia Ateliê

Localizada na Avenida Itaipu, nº 20, bairro Parque Santa Lucia.

Horário de Funcionamento: segunda-feira à sábado, das 08 horas às 18 horas.

Telefone/WhatsApp: (99) 991633772

Instagram: @heliaatelie