Em live, Bolsonaro crítica a Petrobras e retira impostos federais do diesel por 2 meses

Por Lucas Calixto

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), decretou a retirada dos impostos federais Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (CONFINS), no valor final do diesel por dois meses em todo o país. Bolsonaro destacou que o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) tem grande impacto no preço final do combustível, mas é de competência do governo de cada estado, não cabendo a ele a mudança nesse tributo. Na live, o presidente ainda criticou a Petrobras pelo quarto aumento consecutivo no ano de 2021.

Durante a transmissão ao vivo realizada nas redes sociais, Bolsonaro destacou sua fala sobre a retirada da cobrança dos impostos em cima do preço do diesel. O diesel é o principal combustível usado por caminhoneiros em todo o país, a estratégia do seu governo é retirar os impostos para equilibrar o preço após a Petrobras aumentar os valores dos combustíveis.

“Nesses dois meses, vamos estudar uma maneira definitiva de zerar esse imposto até para ajudar a contrabalancear esse aumento excessivo da Petrobras”, disse.

A Petrobras confirmou o reajuste dos combustíveis saindo da refinaria para os postos, R$ 2,48 gasolina e R$ 2,58 o diesel a partir desta sexta-feira dia (19) de fevereiro. O presidente da república também frisou que a estatal tem total autonomia para os reajustes e ressaltou a fala do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.

“Se você vai pra cima da Petrobras ela fala – “opa, não é obrigação minha”’. Ou como disse o presidente da Petrobras outro dia – “eu não tenho nada a ver com caminhoneiro”, criticou.