Bolsonaro anuncia zeramento de impostos federais sobre o diesel por 2 meses

Por Ana Karla

Medida vale a partir do dia 1° de março.

Presidente Jair Bolsonaro e Ministro Tarcísio Freitas durante live na noite de quinta-feira (18).

O Presidente da República Jair Messias Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (18 de fevereiro de 2021), durante live que é realizada semanalmente em suas redes sociais, que irá zerar o imposto federal sobre o diesel por 2 meses. A medida será adotada a partir do dia 1º de março e visa aliviar os inúmeros reajustes feitos pela Petrobras sobre o combustível.

O litro do diesel nas refinarias acumula alta 27,72% em 2021 e vem pesando no bolso dos brasileiros, principalmente dos caminhoneiros. Do preço total de cada litro cobrado nas bombas R$ 0,35 são de impostos federais (PIS e Cofins).

Ao lado do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o presidente explicou que:

Esta medida é para contrabalancear o aumento excessivo dos combustíveis na Petrobras”.

Segundo Bolsonaro, durante os próximos dias e principalmente nos meses que serão zerados os impostos federais sobre o diesel, a equipe econômica estudará medidas para reduzir o preço do combustível para o consumidor final.

Não tem quem não ficou chateado com o reajuste hoje de 10% na gasolina e 15% no diesel. É o 4º reajuste no ano. A Petrobras tem sua autonomia”, afirmou o presidente.

Bolsonaro ainda informou durante a live que também a partir do dia 1º de março, não haverá mais qualquer tributo federal cobrado no gás de cozinha, que atualmente chega a custar aproximadamente R$ 95,00 para o consumidor final.

De acordo com o presidente, sua live foi acompanhada nas redes sociais por cerca de 240 mil pessoas.

A live está disponível nas redes sociais do presidente e em seu canal do YouTube no link https://youtu.be/8oPisf3kbGI .