Diversidade e Comunicação na Mostra Científica

Esta reportagem é resultado de um exercício da disciplina de Técnicas de Reportagem. Cobertura paralela à já realizada pela equipe oficial do site.

Na tarde do primeiro dia do IV Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, aconteceu a primeira mostra de trabalhos científicos abordando temas diversificados e com a presença de alunos do Campus I e II e professores da própria universidade. As apresentações eram de 15 à 20 minutos e logo após, espaço para discussão do tema.

Abrindo a tarde de trabalhos científicos Lúcia Pacheco, acadêmica da turma 2007 e integrante do projeto ComCultura afirmou que a participação nas áreas de pesquisa e extensão é fundamental para a vida acadêmica dentro da universidade. O projeto ComCultura além de ter como objetivo fomentar o debate sobre políticas públicas, também coordena o trabalho de mapeamento das manifestações culturais na cidade, que tem influência dos estados do Tocantins, Pará e Goiás. Tendo como premissa apresentação das metas de 2010/11 com reuniões semanais, debates e oficinas, a culminância do projeto se deu com visita de campo ao Grupo de Teatro Okasajo e oficinas de discotecagem, sendo coordenado pelos professores Letícia Cardoso e Marcus Túlio.

As apresentações seguiram com a professora Thaísa Bueno, que destacou o seu projeto sobre “Redação do Ciberjornal”. Ela explicou o balanço das modificações sofridas no modo de produção nas redações do ciberjornal CG News (Campo Grande Notícias), analisando suas transformações desde a criação, com observações, estudo e entrevistas. Os resultados obtidos em sua pesquisa denotaram que os jornalistas não são especialistas em uma única editoria e que a extinção da reunião de pauta os leva a ganhar tempo para a produção de notícias. Em suma: o profissional fica mais independente, mas possui medo da mecanização, perdendo qualidade da informação.

Estudante do último período de Jornalismo, Pollyana Vieira resgata o histórico da TV em Imperatriz com seu projeto “Bom dia Imperatriz: um estudo sobre telejornais matutinos”. Neste, analisou duas semanas dos programas: Bom dia Mirante e Bom dia Tocantins, e comparou as diferenças do que foi exibido entre eles. Abordou também a identificação do perfil editorial dos jornais, análise dos gêneros e formatos jornalísticos e a incidência de matérias frias.

Finalizando a tarde de apresentações, alunas do curso de jornalismo do Campus I, receberam destaque na matéria de jornalismo de revista pela brilhante execução na produção da revista “Canal.com”. As acadêmicas contaram como foi o processo de elaboração e veiculação deste trabalho dentro da universidade e fora dela. “Música, dança, cidade, influência cultural, leis de incentivo, cinema no Maranhão, entrevistas, ensaios fotográficos são alguns dos temas abordados pelos alunos, que vão à campo para colher informações e dar a ‘cara’ da revista, que é a cultura independente no estado do Maranhão”,  relatou Anissa Ayla Rocha da Silva Cavalcante. Apesar de ter começado como um simples trabalho, esta já está na quarta edição, semestralmente levando novas abordagens críticas da cidade de São Luís. Ficou patente a integração entre alunos e professores em levar trabalhos críticos e inovadores enriquecendo os acadêmicos, que em peso, lotaram o recinto.