Defensoria Pública Estadual promove ação social voltada para o público feminino em Imperatriz

Por Marcos Viana Pereira

A Defensoria Pública Estadual do Maranhão (DPE/MA) em parceria com a prefeitura do município através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SEDEL), e de outras instituições públicas como o Sistema Nacional de Empregos (SINE) e o Cartório do 1° e 2° Ofício, estará promovendo no dia 12 de fevereiro o “Te alui, Mulher”, uma ação social dedicada totalmente para o público feminino. 

O projeto visa realizar ações voltadas para o enfrentamento da violência contra a mulher. A coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE/MA, Andreia Lauande, esclarece que o programa tem por intuito chamar a atenção dessas mulheres em situação de vulnerabilidade para a participação das atividades. “O projeto ‘Te Alui, Mulher’ traz a possibilidade de geração de emprego e renda, mas principalmente serve como um incentivo, para que as mulheres passem a participar dessa ação, ouvindo e tendo orientações. Ter conhecimento dessa rede de apoio que ela tem direito”, afirma Andreia Lauande.

A coordenadora explica que essa ação foi primeiramente implementada na capital maranhense, São Luís, após um mapeamento da Defensoria junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) levantando os bairros mais violentos da cidade. De acordo com a Defensoria Estadual, a primeira edição foi realizada no ano passado no bairro ludovicense de Anjo da Guarda, onde até então havia números preocupantes de violência doméstica. A edição seguinte foi feita no bairro Cidade Olímpica.

Posteriormente esse mesmo levantamento foi feito com os municípios do estado e a partir de então o projeto está sendo promovido em outras cidades, Imperatriz é uma delas.

“É muito importante que as mulheres possam participar dessa atividade porque é uma forma de levar serviço e conhecimento para quem não sabe, por exemplo, qual é a rede de proteção que precisa ser acionada em situações emergenciais. Muitas delas não sabem garantir a sua própria vida pedindo proteção”, explica Andreia. Ela ainda continua, afirmando que esse projeto serve como uma extensão para dar continuidade posteriormente por onde passa.

Durante a ação “Te alui, Mulher” será prestados diversos serviços gratuitos como: atendimento jurídico, odontológico e de saúde (aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, testes rápidos e consulta médica), acolhimento psicossocial, inclusão no cadastro do SINE e emissão de carteira de trabalho digital, assistência social (atendimento CADÚNICO, Bolsa Família, serviços do CRAS e orientações sobre BPC) e entre outros. 

O local da atividade será realizada na Paróquia Sagrada Família, na rua São Luís, 28, no bairro Vilinha, entre 8h até às 15 horas.