Vai casar? Saiba tudo sobre a preparação da festa com a cerimonialista Catiuscia Freitas

Texto de Letícia dos Reis

Fotos de divulgação

 

Cuidar dos detalhes de uma festa é sua especialidade. Catiuscia Freitas é uma das cerimonialistas mais antigas de Imperatriz, senão a mais respeitada. Realizou casamentos como o do empresário Rafael Alcântara e KyonariaGama e JuliaZaca e FelipePicoli. “Administro o antes, durante e depois”, garante. Ela trata de fazer os levantamentos, os custos, oferece os fornecedores e conta com uma equipe que acompanha toda a montagem da festa.  Baiana, nascida em Ilhéus, profissional da área do Turismo, decidiu fazer cursos em São Paulo e Rio de Janeiro no segmento de Assessoria e Eventos e descobriu que esse era o estilo que queria seguir. Há dez anos começou seu trabalho como cerimonialista em Imperatriz. Pioneira das grandes formaturas, atua com assessorias em diversos eventos, como casamentos, corporativas, festas de 15 anos, festas infantis e até jantar entre amigos.  “Gosto muito de dar o meu toque nas festas e colocar um pouquinho do meu bom gosto”, explica, dizendo que esse é o diferencial para as festas não ficarem parecidas. Inspirada em profissionais como RobertoCohen e Roni Vieira, nessa entrevista Catiuscia fala sobre a relevância das cerimonialistas e da preparação, com todos os detalhes, do dia tão esperado pelas noivas. Confira! 

"Um dos principais desafios se chama lista de convidados. Todo mundo quer convidar muita gente, os amigos e familiares. Mas cada vez mais vemos os noivos enxugando bastante a lista de convidados"
“Um dos principais desafios se chama lista de convidados. Todo mundo quer convidar muita gente, os amigos e familiares. Mas cada vez mais vemos os noivos enxugando bastante a lista de convidados”

 

Imperatriz Notícias: Qual a importância da noiva contratar o serviço cerimonial, qual o diferencial?

Catiuscia Freitas: É fundamental. A primeira coisa que as noivas devem procurar é uma cerimonialista. Não é porque é o meu trabalho, mas a partir da nossa contratação é que conseguimos viabilizar qualquer outro tipo de fornecedor. Então, já trabalhamos na área e sabemos o que especificamente cada uma vai precisar. Desde a contratação da decoração, do buffet, do bolo, dos doces, escolha dos convites. Vamos acompanhar, assessorar, dar sugestões. É papel do cerimonial também vestir a camisa da cliente, chorar descontos, viabilizar o que for melhor. Às vezes nos procuram uma noiva com um valor X, então vou conseguir adequar a sua festa naquele valor. É muito importante, você traz uma tranquilidade pra o seu evento. Você sabe que tem alguém por trás monitorando tudo. Ela vai se arrumar no dia sabendo que tem alguém coordenando sua festa.

I N: Com quanto tempo de antecedência é preciso contratar uma cerimonialista?

CF: No mínimo, o correto seria um ano. Mas temos algumas noivinhas que tem nos procurado até com 2 anos de antecedência. Por conta de datas, reservas de salão, fotógrafos, filmagens, tem alguns itens que são primordiais uma antecedência. Então eu sempre sugiro: quanto mais cedo nos procurar, melhor ainda. Até por conta do custo, você consegue ter umas parcelas a mais pra dividir, consegue facilidades pra chegar no mês da festa com tudo pago. É essencial nos procurar com bastante antecedência.

IN: Quais são os critérios usados pelas cerimonialistas para contratar os fornecedores da festa?

CF: Esse é um item muito importante. Porque como trabalho há 10 anos no mercado de eventos aqui em Imperatriz, já conheço os fornecedores de cada área. É muita responsabilidade indicação de fornecedor. Se eu indico um fornecedor, depois eu vou ter que dar um feedback para o meu cliente. Eu vou ter que ter o pós-venda. Se aquele produto não está adequado para a sua festa, acaba gerando problema pra mim. Por isso sou muito cautelosa. Sempre procuro fidelizar meus fornecedores.

IN: O que caracteriza um casamento moderno?

CF: Um casamento moderno pra mim é o casamento a cara dos noivos. Não adianta você seguir uma tendência, mas fugir totalmente do seu estilo. Então pra mim, você adéqua o bom gosto ao seu estilo. Pra quando as pessoas chegarem na festa, ao olhar e falem: Nossa! A cara da noiva. A cara do noivo.

IN: Quais são os maiores desafios para uma noiva que está organizando seu casamento?

CF: Um dos principais desafios se chama lista de convidados. Todo mundo quer convidar muita gente, os amigos e familiares. Mas cada vez mais vemos os noivos enxugando bastante a lista de convidados. A outra é o custo. Porque pra se fazer qualquer tipo evento, há um custo. Então hoje em dia todo mundo procura enxugar um pouquinho pra poder realizar seu sonho, mas que caiba também no bolso de cada um. Esses são os dois mais fortes.

IN: O que não pode faltar no casamento?

CF: O casamento tem que ter um pouquinho de cada coisa. Não pode faltar nenhum item. O amor é fundamental. Quando a gente presencia um casamento que existe amor, pode ser um casamento simples, mas ali flui tudo. O ambiente fica gostoso, você vê o amor reinando no ar. Mas costumo dizer aos meus casais de noivos que o casamento é um conjunto. Tem que ser legal o buffet, a decoração, a banda, a sonorização. Então todos os profissionais que forem executar o evento precisam realmente ser de qualidade. Porque um detalhe faz a diferença.

IN: Sobre tendências, o que há de mais novo em Imperatriz?

CF: A nossa cidade não deixa a desejar em nada. Viajamos muito reciclando e cada dia me surpreendo com a nossa cidade. Imperatriz e as pessoas que trabalham aqui sempre buscam trazer o melhor do eixo RJ-SP. Às vezes recebemos muitos casais que moram fora, mas que os familiares moram aqui e assessoramos mesmo à distância. Quando os convidados desses casais chegam aqui, eles ficam impressionados. Porque nós temos bons salões, nossa decoração é maravilhosa, nossos buffets são de boa qualidade. Então, todos os fornecedores na área aqui estão qualificados pra atender qualquer tipo de evento. Isso é muito bom pra nossa cidade.

IN: O valor cobrado é acessível para as noivas com renda mais apertada?

CF: Pra gente do cerimonial, conseguimos atender todo perfil de bolso. Dependemos um pouco no valor pelo número de convidados. Se for um número menor, conseguimos sempre diminuir o custo. Não deixamos de realizar o sonho do casamento por causa de valores. As vezes tem noivas que chegam e falam: “Catiuscia, meu sonho é fazer a minha festa de casamento com você.” E a gente consegue adequar. Não deixo de fazer por conta disso. Não menosprezando até o meu trabalho, mas quando se trabalha com sonhos a gente fica sensibilizada, quando vemos que aquela pessoa quer executar o seu casamento com a gente, não meço esforços.

IN: Nas redes sociais, você segue alguém que gostaria de recomendar para as noivas?

CF: Eu tenho uma inspiração em decoração, que gosto muito. Também é meu amigo particular. Eu conheci ele através de uma outra amiga, Melina Machado, designer de joias de Imperatriz. É o Roni Viera, ele é espetacular! Trabalha divinamente bem, super moderno. Ele tem decorações de ficar boquiaberto.

IN: Gostaria que compartilhasse algum conselho ou dica para ajudar as noivinhas que se preparam para esse grande dia.

CF: A dica é manter a calma. Escolher uma assessoria que lhe traga tranquilidade. Isso vai fazer grande diferença, pra você ficar no seu dia tranquila sabendo que tem alguém cuidando de tudo. Se tiver algum probleminha ou imprevisto, essa pessoa vai estar ali para resolver. Para chegar no grande dia com a pele linda, maravilhosa, preparada e só curtir.